MS divulga dados sobre a influência da Covid-19 na saúde mental de profissionais

MS divulga dados sobre a influência da Covid-19 na saúde mental de profissionais

O Ministério da Saúde divulgou pesquisa com dados sobre a influência da Covid-19 na saúde mental dos profissionais; que fazem parte da ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”. A iniciativa que conta com mais de um milhão de profissionais cadastrados para atuar no combate à doença em todo o país.

De acordo com o MS, a pesquisa recebeu resposta de 185 mil profissionais voluntários; entre maio e julho de 2020, caracterizando o maior banco de dados do mundo em relação à saúde mental de profissionais durante a pandemia do coronavírus.

Participaram a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES); juntamente com, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); bem como a Universidade de Minas Gerais (UFMG). Segundo o levantamento, 7% relataram ter diagnósticos psiquiátricos prévios, sendo os mais frequentes a depressão e o transtorno de ansiedade generalizada. Já 58,4% dos participantes estão com a presença de sintomas psicológicos e psiquiátricos abaixo da média na população brasileira. E, 12% apresentaram alta pontuação em sintomas autorrelatados, de acordo com os parâmetros populacionais brasileiros.

Suporte

Anteriormente, o MS havia oferecido suporte psiquiátrico aos profissionais que participam de ação estratégica; com o acompanhamento emocional, através de consultas presenciais; atendimentos online e suporte psíquico por aplicativo de mensagens, quando necessário. O objetivo era oferecer suporte psicológico e motivacional necessário para que o trabalho dos profissionais no enfrentamento à Covid-19 fosse desenvolvido sem sofrimento emocional e sem possíveis adoecimentos psíquicos.

Contudo, todos os profissionais da área terão apoio da  Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), através do Projeto TelePSI, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA); que presta serviços de suporte psicológico para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 através de teleconsulta por meio de uma central de atendimento que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo 0800 644 6543 (opção 4).

Novo projeto

Além disso, foi anunciado nesta quarta (09/09) o Projeto Saúde e Evidências, que tem como meta agregar conteúdo científico das áreas de especialização em saúde em ambiente virtual (registra-rh.saude.gov.br), fornecendo subsídios técnicos e de boas práticas para acadêmicos e residentes em saúde. Do mesmo modo, a primeira edição do projeto terá como destaque a saúde mental, por meio da publicação de documentos científicos elaborados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) que contêm diretrizes brasileiras para a abordagem do comportamento suicida.

 

Veja também: Governo da Bahia assinou acordo de confidencialidade para testar a vacina russa no estado

Cesta de compras para famílias mais pobres sobe 0,36% em agosto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saúde no Ar