No Dia Nacional da Mamografia, celebrado nesta sexta-feira, mastologista chama atenção para a importância da realização de exames preventivos.
O cenário é preocupante. Em um diagnóstico divulgado esta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que, pela primeira vez na história, o câncer de mama superou o câncer de pulmão em número de casos em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2020 mais de 1 milhão de mulheres deixaram de realizar mamografia no Brasil. O número corresponde aos exames feitos apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em comparação aos dois anos anteriores, e representa uma queda de 50% na taxa de realização.
A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama e pode ser fundamental na detecção e diagnóstico precoces da doença, o que pode aumentar potencialmente as chances de cura. Por isso, no Dia Nacional da Mamografia, celebrado nesta sexta-feira (05/02), a mastologista Anna Paola Noya Gatto, destaca a importância da realização dos exames periódicos, mesmo diante do prolongado momento de pandemia.
“A doença pode ser silenciosa, por isso, manter a realização de exames preventivos é imprescindível. As consultas ao ginecologista, mastologista e outras especialidades e a realização de exames importantíssimos como mamografia podem evitar uma série de doenças, além de auxiliarem na aplicação de um tratamento mais efetivo e eficaz. É preciso lembrar sempre, o câncer não espera!”, explica.A médica esclarece que a indicação é de que a mamografia seja realizada por mulheres com idades entre 50 a 69 anos, mesmo sem sintomas ou sinais de doença, anualmente ou, pelo menos, a cada dois anos. “Sabe-se que alguns fatores de risco podem contribuir para o surgimento do câncer de mama: idade, histórico familiar, consumo bebida alcóolica em excesso e sedentarismo”, alerta Gatto.
O assunto foi tema desta sexta-feira (05.02) no Programa Excelsior Saúde, Rádio Excelsior, AM840. Patrícia Tosta entrevistou a médica Mastologista Mychely Fernandes Rego.
Ouça a entrevista na íntegra:
Dra. Mychely Fernandes Rêgo
CREMEB: 15201
Mastologista da Clínica da Mulher Ana Paola Noya Gatto
Cuidado integral
Para detectar e tratar cada um desses acometimentos, além de outras questões relacionadas à saúde e bem-estar da mulher, a Clínica Anna Paola Noya Gatto, há 29 anos cuidado da saúde da mulher em Salvador, conta com corpo clínico de oito especialidades entre Ginecologia, Mastologia, Endocrinologia, Angiologia, Urologia, Proctologia, Nutrição e Oncologia. Sensível ao momento de crise e preocupada em cuidar integralmente da saúde de suas pacientes, a clínica implementou em julho de 2020 o Programa Cuidar Bem Mulher. Sem restrições a doenças preexistentes, carência ou limite de idade, o programa oferece por meio do Cartão Cuidar Bem Mulher condições especiais e uma tabela diferenciada com acesso a todos os serviços oferecidos pela clínica com preços exclusivos e reduções que variam de 20% a 50%. Nessa mesma linha de cuidados integrais à saúde, há a opção do serviço pioneiro de Check Up da Mulher, um programa de incentivo ao cuidado da saúde da mulher que oferece até oito especialidades, além dos exames de mamografia e ultrassonografia personalizados por faixa etária, com a comodidade e praticidade de realizar consultas e exames, além de receber os resultados no mesmo dia.
A Clinica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, oferece uma tabela exclusiva que ajudam as mulheres a cuidarem da sua saúde e qualidade de vida através do programa:
Cuidar Bem Mulher/cartão fidelidade.
Sobre a Clínica
A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, trata de forma integral os principais problemas de saúde na mulher, dispondo de ginecologistas, endocrinologistas, nutricionistas e outros profissionais. Para isso, todos os atendimentos podem ser realizados no mesmo local para que seja rápido e integrado.
📞 WPP (71) 99302-7939
📞TELEFONE: (71) 3237-2633
📍 Garibaldi – Edf. Integrado de Saúde Professor Fernando Filgueiras, 10 º andar, salas 1004 a 1009 – 71 3041-3650
📍 Canela – Edf. Centro Médico do Vale, 8º andar, sala 801 – Vale do Canela- 71 3237-4770
E-mail: contato@apng.com.br
Website: http://www.apng.com.br/
Leia Também:
Auto Cuidado no universo feminino