Dia Mundial do Autismo

Dia Mundial do Autismo

No dia 02 de abril é celebrado o dia Mundial  do Autismo. O Autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta tipicamente antes dos 3 anos de idade, afetando o desenvolvimento psiconeurológico, comunicação, condutas comportamentais e convívio social.

Estima-se que dois milhões de pessoas apresentem algum Transtorno do Espectro do Autismo, só no Brasil. Apesar de não haver remédio que cure, o tratamento eficiente inclui respeito, informação, tolerância e apoio.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que exista, em todo o mundo, cerca de 70 milhões de autistas, número que torna a doença, entre crianças, mais comum do que a Aids, o diabetes e o câncer juntos.

Na Bahia, estima-se que existam cerca de 70 mil autistas no Estado, sem direitos básicos assegurados (saúde, educação, lazer, transporte). As dificuldades do autista variam em grau e intensidade. O comprometimento pode ser muito grave e estar associado à deficiência mental, ou tão leve que o portador do transtorno consegue levar uma vida próxima do normal.

O Autismo não deve ser considerado como doença, e sim, como um distúrbio do desenvolvimento complexo, de nível comportamental, manifesto antes dos três anos de idade. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será a evolução e resposta ao tratamento. Crianças adequadamente acompanhadas podem desenvolver habilidades fundamentais para sua reabilitação.

Ouça a entrevista da presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia-AMA, Rita Brasil:

Confira a seguir uma matéria sobre a ação da parceria Rotary International e Liga Álvaro Bahia, sobre o autismo no Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana/BA.

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.