Portal Saúde no Ar

Com vacinação, mortes de idosos por Covid-19 cai e entre jovens cresce mais de 70%

Na corrida contra o tempo para vacinar a maioria da população mais vulneravel a forma mais grave da covid-19; De acordo com o portal de Trânsparência do Registro Civil, houve a diminuição de óbitos de idosos; contudo o número de mortes entre os mais jovens deu um salto em mais de 70% no Paraná, acompanhe o levantamento.

Em todo o estado do Paraná, a faixa etária com o maior percentual de mortes em relação foi a população entre 30 e 39 anos; com crescimento de 75% em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021.

Por outro lado, a faixa etária que vai dos 50 aos 59 anos viu o aumento do número de mortos crescer 59% em relação à média. Além disso, outra faixa pessoas entre 40 e 49 anos,  houve aumento de 46% em relação à média.

De acordo com, Elizabete Regina Vedovatto, Presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR); os números refletem a vacinação em massa de sua população é o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pela Covid-19.

Ainda em crescimento, mas em patamares inferiores, a população entre 60 e 69 anos registrou aumento de mortes de 10% em relação à média desta idade no período, enquanto os números absolutos de óbitos desta faixa etária caíram de 1.489 em março para 1.033 em abril.

Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 8% na faixa entre 70 e 79 anos, 46% entre 80 e 89 anos, e 71% na população entre 90 e 99 anos.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacinas no Brasil: Mesmo com potêncial falta investimento

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.