Tratamento pós covid-19: pacientes recuperados podem ter acompanhamento especializado para possíveis sequelas

Tratamento pós covid-19: pacientes recuperados podem ter acompanhamento especializado para possíveis sequelas

Redes que já realizam o atendimento e testagem de pacientes infectados pelo novo coronavírus em Salvador, abrem o atendimento pós covi. Após recuperação da doença, os pacientes podem continuar tratamento para possíveis sequelas decorrente da infecção pelo vírus.

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh) inaugurou o ambulatório pós Covid-19. Desde agosto o Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) também realiza o pós atendimento.

O ambulatório irá atender atender pacientes que foram diagnosticados com a doença e já estão curados, com o objetivo de tratar de possíveis sequelas em virtude do Coronavírus. Pacientes com diagnóstico de Covid-19, após o período de isolamento, que apresentem algum sinal ou sintoma persistente, podem ser atendidos no Ambulatório Magalhães Neto, no setor de pneumologia dedicado ao acolhimento daqueles pacientes. Alguns deles necessitam do seguimento multidisciplinar para monitorar e tratar possíveis sequelas pulmonares da doença.

De acordo com a média Margarida Neves, coordenadora do Ambulatório e chefe da Unidade do Sistema Respiratório do Hupes, há diversos estudos que sugerem que os pacientes diagnosticados com Covid-19 e curados podem apresentar sequelas. “Já há registros de diversas queixas que vão desde tristeza e depressão até problemas pulmonares. Por isso, vimos a necessidade de um ambulatório específico para esses casos”, relata.

O pós Covid-19 também pode apresentar como outras manifestações clínicas extra-pulmonares que ocorrem mesmo em casos mais leves e limitam a qualidade de vida dos pacientes. Para o atendimento, o ambulatório está aberto às quintas-feiras, no período da manhã, e atende tanto pacientes do Hupes quanto os que receberam tratamento em outros hospitais.

Como garantir atendimento:

Hupes

O Hupes disponibiliza até 14 vagas por dia de atendimento para primeiras consultas ou retorno. Todos os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelos telefones 3283-8378 ou 3283-8379. Não haverá agendamentos de modo presencial.

Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM)

A marcação da consulta deve ser feita EXCLUSIVAMENTE por telefone ou e-mail.
Telefones: 3117-1677 ou 3117-1761
E-mail: [email protected]

 

#Campanha Vidas Importam

Veja também: MS: Brasil apresenta queda em óbitos por covid-19

Ministério da Saúde retira covid-19 da lista de doenças do trabalho com apenas um dia da decisão de inclusão

Covid-19: Segundo especialista Nova York, Israel e Califórnia podem ter alcançado imunidade de rebanho

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *