Transgênicos: Riscos e beneficios.

Transgênicos: Riscos e beneficios.

Man with gloves working with pepper in genetic engineering laboratory. GMO food concept.Alimentos Transgênicos São produtos geneticamente modificados, através da inserção de uma ou mais características especificas no DNA. A inserção e geralmente feita por tecnologia de balística com utilização de tesouras de restituição como marcadores que em geral são antibióticos e um detonador que torna a planta estéril nas reproduções seguintes.      

A maioria dos cultivos transgênicos no Brasil é resistente a herbicida glifosato e está representada pela soja, milho e algodão, os demais são plantas com atividade inseticida que destroem insetos larvas de borboletas.São chamados cultivos BT Barcelos turigenesis, Ex-cultivos de batatas hamadas Batatas BT.

Quais os benefícios destes produtos? De modo geral os benefícios são exclusivos dos produtores destas patentes que acoplam a venda das sementes ao herbicida os riscos para os consumidores são pouco difundidos, mas ha associação do aumento de alergias em todo o mundo a estes produtos. E também o aumento da resistência aos antibióticos causados pelo uso destas substância nos marcadores.Para o meio ambiente há extinção de espécies nativas. A falta da informação de transgênico na rotulagem é outro descaso com os consumidores. Pois a partir de 1% da presença já se exigiria que constasse na rotulagem o símbolo de T, Símbolo de transgênico e um triangulo com o T no meio.  

A PL34/ 215 do Senador Cidinho Campos,no Congresso quer a retirada do triangulo justificando que desvaloriza o produto na verdade o produto se desvaloriza por conter transgênico.

Maria Spinola Miranda prof ufba farmaceutica nutricionista doutorado em ciencia de alimentos prof de bromatologia - ufbaO assunto foi tema do quadro “Meio Ambiente e Saúde”, veiculado às quartas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840  e Web Saúde no ar. 

 

Este mês de novembro a professora de Bromatologia, Maria Spinola Miranda será uma das colaboradoras do quadro.

 

Ouça o comentário na íntegra: 

 

 

 

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *