Horta Comunitária

Horta Comunitária

750_horta-comunitaria_2018513142951502A criação de Hortas em espaços comunitários é uma realidade cada dia mais comum. A Produção da Horta do Condomínio Vivendas do Imbuí, por exemplo, é fruto do trabalho do grupo de moradores Árvores do Vivendas em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

A Produção é totalmente orgânica, visando a saúde das pessoas e cuidado com o meio ambiente. A combinação de espécies em uma mesma leira, a rotatividade das culturas, somada a uma terra bem adubada favorece um desenvolvimento sadio do alimento. O combate de eventuais pragas com metodologias naturais tem se demonstrado bastante eficaz.

Buscamos nos alinhar com o calendário lunar, de plantio de alimentos abaixo da terra (raízes) durante a lua nova e minguante, e alimentos a cima da terra (hortaliças) na lua crescente. A colheita preferencialmente na lua cheia, fase em que a força da gravidade faz com que a seiva/líquidos da planta a tornem mais viçosa.

Aqui no Vivendas cultivamos: Alface, Alface roxo, Couve, Rúcula, Manjericão, Coentro, Hortelã miúdo, Tomate, Batata, Batata-doce, Rabanete, Pepino, Quiabo e algumas PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) como: a Língua de Vaca, Ora-pro-nóbis, Moringa Olifera e a Beldroega.  Contamos também com alguns canteiros de Ervas Medicinais, com Menta, Erva-cidreira, Capim santo, Benzetacil, Alecrim, Alfazema e outras.

Os canteiros medicinais são destinados a todos moradores do condomínio, para fazerem seus chás e remédios naturais, colhendo sempre com o bom senso e auxilio de um voluntário se necessário. Já a colheita dos alimentos orgânicos é em sua maior parte somada a Horta Comunitária do Imbuí e da Pituba, e doada a instituições de caridade. Uma pequena parte é repartida simbolicamente entre os voluntários. O que realmente nos motiva é o processo de cuidar da terra, terapêutico por natureza e o sonho de um mundo melhor.

meio ambiente e saudeO assunto foi tema do quadro “Meio Ambiente e Saúde”, veiculado às Quartas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840  e  Web Saúde no ar. Este mês de outubro o Psicólogo Daniel L. Siqueira, será um dos colaboradoras do quadro.

Ouça o comentário de Daniel Siqueira : 

 

 

 

 

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

 

 

 

 

 

Foto: Daniel L. Siqueira 

Fonte: Daniel L.Siqueira

Redação Saúde No Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *