Fitoterapia: Benefícios, riscos e segurança

Fitoterapia: Benefícios, riscos e segurança

AAT0-1-P001-253500-1-m-Shutterstock-Images_1-750x500A Fitoterapia é uma grande aliada da saúde e qualidade de vida. Vo cê sabe identificar as principias plantas medicinais usadas no tratamento de doenças.? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamentou: a indicação e segurança do uso de algumas dessas plantas medicinais.Dentre essas plantas uma das mais utilizadas pela população vamos destacar: a Hortelã, a Erva- Cidreira, o Boldo, Alho e Babosa

Bom, para tratamento de doenças respiratórias geralmente uma das plantas mais utilizada pela população é o Hortelã (mentha piperita l), pode ser utilizada por infusão, tinturas e óleos, tem o efeito expectorante, tem função de eliminar as secreções provenientes de gripes e resfriados

Já, para o tratamento dos distúrbios do sistema nervoso como ansiedade e insônia, o indicado é fazer uso da Erva- Cidreira (Melissa officinalis L) ou do Maracujá (Passiflora incarnata L) que tem efeitos sedativos, através de infusão, tinturas e extratos das plantas

Em relação aos problemas digestivos, quem nunca utilizou o chá de Boldo para melhorar azia ou indigestão? A infusão com as folhas possui substâncias que aumenta a secreção de bílis do fígado, possibilitando o esvaziamento gástrico e melhorando os desconfortos digestivos.

Para o tratamento coadjuvante a hiperlipidemia (aumento do colesterol sanguíneo) e hipertensão arterial, o alho é uma excelente opção, pode se usar o bulbo fresco ou seco, tintura, óleo ou extratos.

E a campeã das compressas é a Babosa (aloe vera) o seu gel, é indicado para tratamento das feridas, queimaduras e inflamações na pele
Entretanto, é sempre importante lembrar: embora algumas essas ervas, possuem efeito terapêutico comprovado. A automedicação pode ser perigosa. Por isso, é importante consultar um profissional especializado na área, para prescrever o melhor tratamento e com segurança.

O assunto foi tema do quadro Meio ambiente e saúde, desta quarta-feira (12.09), com a Nutricionista e Fitoterapeuta, Karine Fiaes que este mês de setembro assina a coluna: Saúde e meio ambiente abordando o tema: Fitoterapia.

Karine fiaes
fitoterapia

Karine Fiaes dos Santos, Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Ciência- FTC (2014), especialização em Fitoterapia pela Faculdade AVM (2016), especialização em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos pela Universidade Estácio de Sá em andamento.Licenciatura em Ciências Biológicas pela universidade Cidade de São Paulo – UNICID em andamento. Atualmente Nutricionista do Centro Colaborado em Alimentação e Nutrição do Escolar CECANE-UFBA, agente PNAE.

Ouça o comentário na íntegra:

LOGO NUTRIÇÃO UFBA

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, meio ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos, com colaboração do Grupo Germen, e da  aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Santos.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71-9968-13998. 

 

Foto: Internet/Karine

Fonte: Karine Fiaes dos Santos

Redação Saúde no ar (AJ)

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *