Horta Urbanas e benefícios

Horta Urbanas e benefícios

b9d0a9a490c4e5c0e06d874d5a9e7bdeO Projeto Hortas Urbanas em Salvador, localizado na Avenida Paulo VI, Pituba, tem como objetivo ressignificar e transformar áreas degradadas em áreas produtivas. São produzidos alimentos orgânicos saudáveis sem nenhum tipo de pesticidas, agrotóxicos e adubo químico. Produzimos alimentos de qualidade e levamos para o lar de idosos carentes de Salvador, sendo que 80% da colheita é destinada aos abrigos de idosos; 20% ficam para aproximadamente 30 voluntários do projeto, que nos ajudam diariamente no trabalho de produção de alimentos. Neste projeto são produzidas frutas, verduras, legumes, temperos e plantas medicinais, tudo muito lindo e saudável para levar aos abrigos de idosos. Aos domingos, fazemos a colheita pela manhã, e um voluntário sempre leva aos nossos idosos a produção da semana, assim, este é um trabalho muito lindo e gratificante. Na condição de voluntários, também, retiramos um pouco destes alimentos da horta para nosso consumo, nos achamos neste direito, pois tudo o que é produzido é fruto do nosso trabalho.

Praticamos juntos com os voluntários a horta-terapia, tendo um contato direto com a terra, com a mãe-terra, com a natureza, e essa energia que vem da natureza é benéfica, saudável, ela nos traz o bem-estar para a nossa alma, nosso espírito e, também, para o nosso físico. Outro aspecto importante do projeto é a amizade feita no bairro.Unimo-nos à vizinhança e isso é bastante importante, pois conseguimos trazer para junto de nós pessoas que nunca tínhamos conhecido, agregando com isso um valor inestimável, que é a boa amizade, a boa convivência. Assim, nós usufruímos momentos de lazer junto aos voluntários e nesses momentos recebemos escolas, faculdades, clínica de reabilitação para estudos e para uma boa convivência.

Esse projeto traz benefícios para as famílias, bem-estar, vizinhança e por esse motivo queremos levar adiante para que haja muitas hortas urbanas comunitárias e solidárias em Salvador.

FOTO CLAUDIA LIMAO assunto foi tema do quadro “Meio Ambiente e Saúde”, veiculado às Quartas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840  e  Web Saúde no ar. Este mês de outubro Cláudia Maria Santos Lima, comerciante a coordenadora Social  do projeto,  será uma das colaboradoras do quadro.

Ouça o comentário: 

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBA

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

 

Foto: Divulgação

Fonte: Cláudia Maria Santos Lima

Redação Saúde no ar

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *