Agrotóxicos e os problemas no campo

Agrotóxicos e os problemas no campo

GMO-sm1-810x523Alimentos contaminados já mataram milhares de pessoas no mundo todo. O DDT, foi retirado do mercado, no entanto, inventaram mais cento e tantos outros produtos diferentes com problemas de toxicidade muito superior. Na atualidade convinvemos com os transgênicos que realmente é o absurdo do absurdo, já que com os transgênicos o nível de câncer aumentou muito além de outras doenças, como anemia, depressão e outras tantas doenças de graves efeitos colaterais.

A tecnologia dos transgênicos, vem contribuindo com o aumento do uso de produtos químicos de grande toxicidade, os agrotóxicos. Esta nova tecnologia, além de alterar o gene da planta, modifica o código genético; é como se alterar o código de uma chave, aquela chave jamais vai abrir se ela for mexida no código, então além destas alterações no código genético da planta, também foram introduzidos no cultivo das culturas agrícolas, agrotóxicos poderosíssimos, como é o caso do agente laranja, o qual foi usado na Guerra do Vietnã, e que agora vem sendo usado novamente na agricultura, gerando o desemprego de milhares de pessoas e trazendo graves problemas de saúde e no ambiente.

Nos Estados Unidos, o uso destes venenos já matou 60% das suas abelhas, já na Europa 50%, e agora no Brasil estas substâncias químicas, também, estão provocando graves impactos no meio ambiente e na saúde humana. Precisamos ficar muito alertas sobre isso, já que com a introdução desse novo tipo de tecnologia transgênica no Brasil foi exigido às indústrias alimentícias, a obrigatoriedade da  rotulagem que serviria de informação e alerta ao consumidor, no sentido deste poder se informar melhor sobre quais produtos alimentícios teriam no rótulo o uso do símbolo T, em maiúsculo, dentro de um triângulo na cor amarela. Recentemente, foi aprovado a retirada deste símbolo e segue a luta para melhorar a informação à população quanto à presença dos transgênicos na nossa alimentação.

WhatsApp Image 2018-11-13 at 09.46.45O assunto foi tema do quadro “Meio Ambiente e Saúde”, veiculado às quartas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840  e  Web Saúde no ar. Este mês de novembro o apicultor e agricultor José Luiz Vazquez é um dos colaboradores do quadro

.

Ouça o comentário de José Luiz Vazquez: 

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *