Hortas urbanas e sustentabilidade

Hortas urbanas e sustentabilidade

1_P4hDTNWqTyKz2uEGx2BR_QAs hortas urbanas a cada dia estão ficando mais populares. Os grandes centros urbanos veem colocando à disposição da população uma solução útil, barata e que vai melhorar a qualidade na alimentação.  

Existem cidades ao redor do mundo que cada espaço é aproveitado para as hortas tais como: terrenos baldios, aeroportos desativados, terraços e até telhados estão servindo de espaço para as hortas.

Nesse tipo de plantação, é possível cultivar hortaliças e vegetais como alface, tomate, rúcula, couve, espinafre, repolho, alho, rabanete, beterraba, cenoura, entre muitos outros.  Esses alimentos em sua grande maioria o cultivo destes legumes e vegetais baseia-se nos princípios de agricultura orgânica.

Em salvador,  as hortas também estão crescente  expansão a exemplo da  Horta Urbana Salvador, localizada na Avenida Paulo VI, na Pituba, que já produziu cerca de 1.500 quilos de alimentos, que são doados para três instituições que atendem a idosos carentes na capital. São verduras, como alface, hortelã, couve, couve-flor e brócolis; frutas, a exemplo de maracujá, mamão e melancia; legumes, como abóbora, beterraba, quiabo e jiló; além de plantas medicinais, como boldo, capim-santo, erva-cidreira e babosa.

A horta  da Pituba serviu de modelo para a criação de outras estruturas semelhantes no Horto Florestal e em algumas escolas municipais, localizadas nos bairros de Itapuã, Cajazeiras, Paripe e Castelo Branco. Nas escolas, o plantio é feito com a ajuda dos alunos, que aprendem, na prática, alguns conceitos teóricos reproduzidos em sala de aulas.

 Para Wilson Brandão, idealizador do projeto e morador da comunidade, essa é a primeiro das muitas primaveras que a Horta Urbana há de completar. “Sinto-me orgulhoso por tudo que nós fizemos e conseguimos realizar nesse período”, diz Brandão.  

WhatsApp Image 2018-06-05 at 09.31.56Hortas urbanas: sustentabilidade para o novo mundo – o assunto foi tema do programa Saúde no Ar, desta terça-feira (05). Patrícia Tosta conversou com o idealizador do Projeto Hortas Urbanas Salvador, Wilson Brandão Lima  e com a gestora ambiental e paisagista e sócia da Viva a Vida Serviços Ambientais, Tais Mota.

 

Ouça a entrevista na íntegra ou assista ao vídeo no Facebook

Redação Saúde no Ar

Foto:Internet e Felipe Martins

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *