Horta Comunitária: um bem para quem pratica.

Horta Comunitária: um bem para quem pratica.

40964308_160753704827268_9174162343968128929_nTenho o prazer de falar sobre a Horta do Condomínio Vivendas do Imbuí, fruto do trabalho do grupo de moradores Árvores do Vivendas em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

A iniciativa do Espaço Ecológico Árvores do Vivendas (Horto) surgiu em 2014 através do grupo de Yoga, após uma reflexão sobre o que podíamos fazer para melhorar o mundo em que vivemos. Uma das alunas Tânia Facchinetti, Arquiteta Paisagista sugeriu que podíamos cuidar melhor da área verde do condomínio e sincronicamente o síndico da época (Sr. Moacir), havia capinado uma área até então abandonada. O grupo apoiou esse sonho de Tânia e trouxemos as nossas mudas para o local, vendo isso, ela instalou um viveiro, que serviu de base para irmos pouco a pouco desenvolvendo o espaço.

Os encontros foram acontecendo todos os domingos, a quantidade de canteiros foi expandindo e o número de pessoas ajudando também. Com o tempo começamos a vir em outros dias da semana, e foram surgindo novos espaços, como a horta, canteiros medicinais, a compostagem, a fogueira e uma tenda para atividades educativas.

Em agosto de 2018, em reconhecimento a nosso trabalho, fomos apoiados pelo poder público através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis). O que potencializou as nossas ações, expandindo a nossa Horta e nos integrandos a uma rede de Hortas Comunitárias aqui de Salvador.  A colheita dos alimentos orgânicos é em sua maior parte somada a Horta Comunitária do Imbuí e da Pituba, e doada a instituições de caridade. Uma pequena parte é repartida simbolicamente entre os voluntários. O que realmente nos motiva é o processo de cuidar da terra, terapêutico por natureza e o sonho de um mundo melhor.

meio ambiente e saudeO assunto foi tema do quadro “Meio Ambiente e Saúde”, veiculado às Quartas-feiras pelo programa Saúde no ar, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840  e  Web Saúde no ar. Este mês de outubro o Porfessor de Yoga Daniel L. Siqueira será um dos colaboradores do quadro.

Ouça o comentário de Daniel L. Siqueira : 

 

 

 

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Marianna Menezes Santos. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas.

 

Foto: Internet/Daniel L. Siqueira. 

Fonte: Daniel L. Siqueira

Redação Saúde No Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *