Saúde digestiva

  Saúde digestiva

 saude-digestivaA saúde digestiva é primordial para o bem-estar de todo o organismo e é uma preocupação constante dos órgãos de saúde pública por conta do crescente acometimento de doenças associadas ao sistema digestório pela população brasileira. Entre as principais doenças é possível citar o refluxo, a gastrite a esteatose hepática e as alergias alimentares.

Para prevenir o aparecimento, também para tratar essas enfermidades é muito importante estar atento à qualidade do que comemos, dando preferência a alimentos in natura como hortaliças, frutas, feijões, raízes, cereais integrais e alimentos coloridos, evitando ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos industrializados e ultra  processados, geralmente muito ricos em açúcar, gorduras de baixa qualidade, sódio e conservantes químicos. São as comidas prontas de supermercado, presuntos, salsichas, salgadinhos, biscoitos… Enfim a regra geral é buscar descascar mais e desembalar menos a nossa comida. Buscar mais os alimentos que venham da terra, e menos das prateleiras.

Outra questão não menos importante quando se fala de saúde digestiva os gerenciamentos das emoções podem exemplificar usando uma expressão muito comum: engolir sapos. Quando não expressamos os nossos sentimentos ou passamos por repetidas situações de raiva ou excesso de estresse é muito comum que isso reflita no nosso sistema digestivo, finalizo reforçando a importância de um estilo de vida saudável associando exercícios físicos a alimentação balanceada para um funcionamento ótimo de todo o nosso organismo.

Leia mais:

Aleitamento materno: primeira refeição, primeiro ato de amor

Alimentação e afeto

 

Mad Boaventura

 

Durante o mês de maio/2018 a nutricionista, Mab Boaventura, assina a coluna Alimentação e também contribui com o quadro "Comer e ser" veiculado às segundas-feiras no Programa Saúde no Ar, na Rádio Excelsior AM 840, tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.

 

 

 

 

Ouça o comentário da  nutricionista, Mab Boaventura:

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa.Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 9 9681-3998. Toda contribuição será bem vinda.

 

Redação Saúde no Ar

Foto:Internet

Texto/fonte: Mab Boaventura

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *