Nutrição da mulher e questões afetivas

Nutrição da mulher e questões afetivas

alimentação afetivaA mulher é um tabuleiro de xadrez hormonal- no qual cada um tem uma função a desempenhar dentro da complexidade e perfeição do organismo humano feminino. E para equilibrar este equipamento a alimentação é fundamental, a mulher é responsável por gerar outro ser, e esta é a fase mais importante na vida dela. Durante a gestação o feto vai se alimentar e se desenvolver dando continuidade ao ciclo da vida.

É a partir do nascimento que o ser humano tem uma ligação afetiva com os alimentos. Ao nascer somos incentivados pelo carinho e afeto da mãe a tomar o “colostro”- primeiro leite produzido após o parto, riquíssimo em nutrientes-depois vem as papinhas de legumes, bolos de aniversário, uma sobremesa servida na casa da vovó…enfim, somos seres de memórias e essas fazem parte do que somos hoje.

Entretanto, com advento da “moda fitness” que gira em torno do culto ao corpo e a uma alimentação regrada – tida como “saudável”,o que nem sempre é verdade,as pessoas acabam abrindo mão do simples prazer de sentar à mesa e comer algo que remete à afetividade parental ou uma roda de conversa entre amigos.

Alimentar-se de maneira saudável nem sempre está ligado ao alimento em si, mas sim como ele é consumido, desde que não se tenha nenhum problema de saúde é possível saborear diversas comidas.

Leia mais:

Aleitamento materno: primeira refeição, primeiro ato de amor

Alimentação e afeto

Saúde digestiva

 

WhatsApp Image 2018-05-28 at 10.04.00 (1)Nutrição da mulher e questões afetivas,  o assunto foi tema do programa Saúde no Ar, desta segunda-feira (28).Patrícia Tosta conversou com a mestre em nutrição e professora da escola de Nutrição da Ufba, Neuza Miranda, e com a nutricionista, Valderez Aragão.  

 

Ouça a entevista na íntegra ou assista ao video no  Facebook

 

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa.Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 9 9681-3998. Toda contribuição será bem vinda.

Redação Saúde no Ar

Fonte:Neuza Maria Miranda Santos e Valderez Aragão

Foto:Internet e Felipe Martins

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *