Saudade - Sentimento ou Doença?

Saudade - Sentimento ou Doença?

O primeiro mês do ano trás inúmeras discussões sobre bem-estar e a saúde emocional. Para elevar o debate sobre o tema foi criada a Campanha Janeiro Branco com objetivo de alertar sobre a importância do cuidado com a  saúde mental. A  iniciativa leva pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema.

Entretanto, mesmo o mês chegando ao fim é preciso ressaltar que o cuidado com a Saúde mental é de extrema importância, para vida e desenvolvimento social de todas as pessoas independente da idade.  Janeiro termina, mas o alerta continua. Cuidar da saúde mental é também ter consciência sobre os sentimentos e entre eles,  está a saudade que povoa o imaginário de escritores e poetas comemorada em 30 de janeiro.

Com o propósito de falar sobre o assunto o Saúde em Foco desta quinta-feira (29), entrevistou a Neuropsicóloga e Especialista em Comportamento e Saúde Mental, Suzana Lyra Responsável técnica da Clínica Via Humana. De acordo com pesquisa publicada pela British Broadcasting Corporation (BBC) a palavra “Saudade” da língua portuguesa é a mais difícil de ser traduzida entre todos os idiomas.

A saudade, pode ser associada a perda e a melancolia, mas é possível sentir saudade de pessoas, lugares ou até mesmo de objetos. De acordo com  Suzana, é preciso ressignificar essa relação.”A saudade pode ser também um sentimento positivo, trazendo memórias do passado, prazeres da infância. Saudade não quer dizer que estamos separados e sim que podemos lembrar daquele momento vivido, guardado na memória e no coração”, explicou.

E quando esse sentimento  se torna doença? Aí é preciso buscar meios de cuidar e equilibrar a  saúde mental: com terapias ou atividades que proporcionem prazer e bem-estar.

Sobre a Clínica

A Clínica Via Humana, oferece diversos serviços voltados a saúde mental, com profissionais altamente qualificados. Realizando atendimentos na Avaliação Neuropsicologica, dificuldade de aprendizagem Demência Teste de QI, Transtornos do Humor ,bem como atendimento a pessoas com: Ansiedade, Autismo, Dislexia, TDAH, Dependência química. Além de atendimento domiciliar (quando necessário). Atendendo públicos de diferentes idades: crianças, adolescentes, idosos, casais. O local oferece também cursos e workshops na área.

Responsável Técnica: Drª Suzana Lyra 

Neuropsicóloga e Especialista em Comportamento e Saúde Mental.

Endereço: Centro Médico Salvador – Av. Juracy Magalhães Júnior, 2490 – 101 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-060. Abre às 09:00h
Telefone: (71) 3497-5727 / (71) 9-9955-8856 (whatsapp) / (71) 3018-3735

Site: https://www.clinicaviahumana.com.br/

Facebook | Instagram

Leia também: Quando comprar torna-se um problema de saúde

Veja entrevista sobre Saudade e saúde mental: Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *