Dia Nacional da Mamografia

Dia Nacional da Mamografia

Escolhido em 2013, o dia 05 de fevereiro é marcado como o dia Nacional da Mamografia. A data visa conscientizar mulheres a respeito do exame preventivo, onde é diagnosticado o câncer de mama. O diagnostico precoce da doença eleva as chaces de cura, por esse motivo, o Saúde em foco desta quarta-feira, (05/02) falou sobre a importância da Mamografia no diagnóstico do câncer de mama. A Mastologia e Diretora Médica da Clínica da Mulher Ana Paola Noya Gatto, Ana Paola Noya Gatto,  foi a convidada do Programa.

De acordo com pesquisa da Instituto Nacional do Câncer (Inca), 4 milhões de mulheres brasileiras, com idades entre 50 e 69 anos, nunca realizaram a mamografia. Segundo a instituição, no ano de 2019, foram registrados 66, 280 mil novos casos de câncer de mama. Dessa forma, o número de  registros da doença refere-se à 29,7% casos no Brasil.

Segundo o Inca, em 2017 foram registrados 16.927 mortes por câncer de mama, sendo 16.724 mulheres e 203 homens.  A mastologista, ressalta que a mamografia é de extrema importância e a unica contra indicação é caso a mulher esteja gestante. ” A radiografia da mama em duas incidências é o exame que tem comprovado a sua maior eficacia, então para os profissionais é considerado o padrão ouro, por ser aquele que nos possibilita identificar os pequenos detalhes , pequenas calcificações e poder dar o diagnostico de câncer logo no inicio”. Concluiu.

De acordo com Dra. Anna Paola, “todo cuidado é pouco quando se escolhe o profissional e a clinica para fazer os seus exames. O que nós queremos hoje é isso, é conscientizar a todas as mulheres a importância a partir dos 40 anos a fazer a mamografia, ela é anual. Por esse motivo o melhor é sempre procurar serviços de referência”.

Sobre a Clínica

Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, trata de forma integral os principais problemas de saúde na mulher, dispondo de ginecologistas, endocrinologistas, nutricionistas e outros profissionais.  Para isso, todos os atendimentos podem ser realizados no mesmo local para que seja rápido e integrado.

Unidade Garibaldi 

Centro Integrado de Saúde Professor Fernando Filgueiras – R. Eduardo José dos Santos, 147 – Garibaldi, Salvador – Ba.

Unidade Canela ( atende pelo Planserv)

Centro Médico do Vale – Av. Reitor Miguel Calmon, 1210 – Sala 801 – Vale do Canela – Salvador – Ba.

Contatos da Clínica: Call Center – 71 3237-2633 / Garibaldi – 71 3041-3650 / Canela – 71 3237-4770  / Whatsapp – 71 99302-7939

Website: http://www.apng.com.br/  E-mail: [email protected]/

Facebook | Instagram 

 

Anna Paola Noya Gatto, Mastologia e Diretora Médica da Clínica da Mulher Ana Paola Noya Gatto

 

Veja entrevista completa em: Saúde no Ar

 

Leia Também:  Janeiro Verde

Auto Cuidado no universo feminino

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *