Saiba mais sobre micoses no Saúde no Ar desta terça (16.06)

Saiba mais sobre micoses no  Saúde no Ar desta terça (16.06)

micoseAs micoses, de forma geral, não costumam ser graves, porém incomodam muito e têm um tratamento demorado. Quem já teve micose numa unha ou em qualquer outro lugar do corpo sabe disso. Para alertar aos ouvintes do Saúde no Ar sobre o perigo dessa infecção tão comum e tão feia, o programa desta terça-feira (16.06) está trazendo a dermatologista Mariluzia Costa, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética da Bahia, para ser entrevistada no quadro “Conversando com o especialista” .

As micoses, para quem ainda não conhece, desenvolvem-se, de preferência, na pele, no couro cabeludo e nas unhas, áreas mais úmidas e ricas em queratina, que se transformam no habitat ideal para os fungos – estruturas simples que existem na natureza há milhões e milhões de ano- se desenvolverem. Geralmente os fungos, encontrados em todos os ambientes, estão permanentemente em contato com nossa pele e mucosas externas, mas não provocam nenhum tipo de reação patológica, porque vivem na camada constituída pelas células mortas e nosso organismo entra em equilíbrio com eles.

Porém, sob certas circunstâncias, pode abrir-se uma porta, por onde os fungos penetram e provocam uma infecção chamada micose, que é completamente diferente das infecções causadas por bactérias e vírus.

Micoses exigem tratamento prolongado e persistente, sob a orientação de um médico dermatologista. A melhor forma de preveni-las é cuidar da higiene e evitar situações que possam favorecer a infecção por fungos, o que será explicado por doutora Mariluzia no bate-papo com Patrícia Tosta.

O programa vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *