Fios de cabelo passam por diversas fases

Fios de cabelo passam por diversas fases

ciclo-cabelo

Por Henri Marie

Para as mulheres que sonham em ter cabelos longos, vê-los crescer, consideravelmente, é um desejo realizado. É uma pena, mas as longas madeixas não são para todas, pois o crescimento dos fios depende da fisiologia de cada pessoa. Sendo assim, não basta querer cabelos compridos e sair por aí comprando cremes, shampoos e óleos de crescimento que prometem milagre.

Segundo a nutricionista Karine Fias, é importante saber como funciona o seu organismo, pois vários fatores podem determinar o não crescimento ou a queda dos fios. Da genética a gravidez, passando por falta de nutrientes na alimentação, alterações na tireoide e doenças autoimunes.

Uma alimentação saudável e equilibrada, seja qual for o problema que esteja ocorrendo com seu organismo, é primordial para a saúde dos fios e do couro cabeludo. Carnes, peixes, frutos do mar, grãos integrais são alimentos fonte de zinco, mineral que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento do cabelo.

"Nosso cabelo é formado essencialmente de proteína, e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Quando é ingerida em pouca quantidade ou de má qualidade, os fios se tornam quebradiços e opacos”, acrescenta a nutricionista Karine Fias.

É comum termos uma queda de 50 a 100 fios diariamente, pois o cabelo passa constantemente por períodos de renovação. A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Bianca Lorena, explica que os 100 milhões de fios do couro cabeludo passam por várias fases de maturação. A fase inicial é chamada de anágena, que corresponde ao crescimento do fio, que leva de 2 a 3 anos. Depois, entra o período de repouso, que dura de 2 a 3 semanas, fase catágena. Por fim, o fio chega à fase de queda para dar lugar a um fio novo, explica a dermatologista Bianca Lorena. “Os fios que temos hoje não são os mesmos que tínhamos há 10 anos”, acrescenta.

Segundo Lorena, o tratamento, por exemplo, à laser é bem indicado para a revitalização capilar de homens e mulheres com queda de cabelo, em grau inicial ou intermediário, além disso, ajuda também no combate à oleosidade do couro cabeludo e no crescimento dos fios.

A dermatologista Bianca Lorena, em entrevista ao programa Saúde no Ar, tratou sobre a calvície em homens e mulheres, tirando muitas dúvidas sobre o assunto. Ouça a entrevista, no áudio abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *