Tratamento de queimados inclui uso de tecido de origem animal

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE) é uma das unidades de tratamento de queimaduras mais bem equipadas do País, contando com centro cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O centro, que integra a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), terá reforço da equipe durante o período de São João, com o intuito de garantir a assistência a vítimas de queimaduras e acidentes com fogos de artifício e fogueiras. Ocupando um andar inteiro do HGE 2, o CTQ disponibiliza tecnologia avançada e recursos especializados para proporcionar um atendimento eficiente e de alta qualidade.

Assim, além dos tratamentos tradicionais, o CTQ também utiliza matrizes dérmicas – “peles” artificiais formadas por colágeno bovino ou suíno – no tratamento de queimaduras profundas, principalmente na face e nas mãos. Assim como os materiais derivados de tecidos animais, a pele humana também pode auxiliar no tratamento. O material vai para o HGE pelos bancos de pele da Santa Casa do Rio Grande do Sul e da Universidade de São Paulo (USP).

Dados da Sesab apontam que, no HGE, o total de atendimentos de queimados em junho fica acima da média anual, por causa das festas da época.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe