Alergia ao pólen: como tratar

Estamos em setembro e esse é o mês que marca o início da primavera. A estação das flores traz beleza e perfume, mas pode ser também um problema para os alérgicos, que neste período podem sofrer crises de renite.

Os sintomas da rinite alérgica são um efeito colateral da ação do sistema imune contra algumas partículas, e essa reação ocorre de maneira diferenciada. O pólen, por exemplo, pode ser alérgeno para alguns e inofensivo para outros.

Enquanto alérgeno, o polén  pode provocar coriza e espirros. O tratamento deve seguir a prescrição médica ou orientação do profissional farmacêutico, que pode indicar o melhor medicamento: instaminicos ou corticoides.

Uma boa dica é lavar  as narinas com soro fisiológico ou outras soluções salinas que ajude a eliminar os alérgenos que ficam na mucosa nasal, nos  casos mais leves. A lavagem pode ser feita várias vezes ao dia e pode ser usada para limpar a cavidade antes da aplicação de outros medicamentos  indicados pelo profissional indicado.

O assunto vai ser tema de uma série exibida no programa Saúde no ar, às terças-feiras do mês de semtembro, no quadro: Farmácia e comunidade.

Ouça o comentário do farmacêutico Thiago Miranda, desta terça-feira (05.09),no áudio abaixo:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.