Novembro Verde

Novembro não é só o mês de pensar na saúde do homem, mas também marca a chegada da homeopatia em nosso país,  com a vinda do médico francês de Lyon, Benoit Mure, em 21 de novembro de 1840. Mure foi um grande incentivador da difusão dessa especialidade médica e odontológica no Brasil.

A palavra “homeopatia” tem origem grega (homeo = “semelhante” + patia = “sofrimento” ou seja, “sofrimento semelhante”). A homeopatia é um ramo da medicina criado e desenvolvido pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, nascido em Meissen, em 1755, e falecido em Paris, em 1843. A homeopatia atua em diversas situações clinicas, como doenças crônicas não-transmissíveis, doenças respiratórias e alérgicas e transtornos pscicossomáticos reduzindo a demanda por intervenções hospitalares emergenciais. Os medicamentos homeopáticos atuam no fortalecimento das defesas naturais que o corpo humano possui para enfrentar aquilo que o prejudica.

Homeopatia, acupuntura, medicina tradicional chinesa, plantas medicinais e fitoterápicos, medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia compõem o grupo de terapias que abordam a saúde com outra lógica e compõem as Práticas Integrativas e Complementares. Para saber sobre a disponibilidade dessas práticas integrativas, incluindo a homeopatia, na rede pública de serviços de saúde, é necessário  procurar  a Secretaria de Saúde do seu município.

Redação Saúde no ar.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.