Portal Saúde no Ar

Dra. Mônica fala sobre homeopatia no Saúde no Ar

A médica clínica e homeopata, Mônica Cunha Oliveira, professora da Escola Bahiana de Medicina foi a convidada do programa Saúde no Ar desta quarta-feira, apresentado por Patrícia Tosta, no quadro “Conversando com o especialista”.

A médica falou sobre a Homeopatia, uma especialidade médica e odontológica, que se baseia nos princípios da similaridade e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, fazendo inclusive parte das especialidades oferecidas pelo SUS, sendo indicada para todas as doenças não-cirúrgicas.

Explicando a importância da Homeopatia, Dra. Monica salientou que a especialidade faz parte das práticas chamadas Práticas Integrativas e Complementares, podendo complementar problemas cirúrgicos, crônicos e agudos podendo ser integrada a tratamentos convencionais daqueles que não abrem mão da alopatia.

A matéria prima da Homeopatia são plantas, minerais e animais e além dos consultórios particulares, os pacientes podem ser atendidos gratuitamente no Ambulatório Docente Assistencial da Bahiana (Adab) e em alguns postos da prefeitura municipal.

Dra. Mônica salientou que apenas médicos e odontólogos podem exercer a profissão de homeopatas, após passarem por um curso específico de pós-graduação. Fêz questão de lembrar ainda que  embora também sejam especialidades integrativas, os florais de Bach e os medicamentos fitoterápicos não são a mesma coisa que homeopatia.

A entrevista completa de Dra.Mônica pode ser ouvida através do nosso link:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.