Saúde no Ar desta quarta fala sobre homeopatia

Saúde no Ar desta quarta fala sobre homeopatia

homeopatiaReprovada há tempos atrás pela ciência, a homeopatia, embora ainda criticada por alguns setores da medicina ,conseguiu ser reconhecida como um sistema alternativo que devolve a saúde ao ser, através de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.

Ela é orientada por quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único.

O princípio da lei dos semelhantes estabelece que uma doença específica pode ser curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Ou seja: o que causa mal a alguém “saudável” pode curar alguém doente.

A experimentação na pessoa sadia dita que os testes de medicamentos homeopáticos devem ser realizados em pessoas – nunca animais – saudáveis. Dessa maneira, é possível avaliar os efeitos objetivos e subjetivos no grupo de experimentadores (como são chamados) e encontrar, em termos gerais, o “veneno que em doses homeopáticas cura”.

As chamadas doses infinitesimais consistem na diluição drástica de um medicamento e agitação (dinamização) para “despertar” propriedades latentes. Esse princípio causa controvérsias, porque, de acordo com muitos médicos, desafia qualquer lei da física ou bioquímica conhecida: de tão diluído o remédio, é possível que não haja nenhuma molécula mensurável do princípio ativo original.

O tema vai ser apresentado no Saúde no Ar desta quarta-feira (18.11) às 10 horas por Patrícia Tosta que entrevistará a médica homeopata Monica da Cunha Oliveira no quadro “Conversando com o especialista”.

O Saúde no Ar, apresentado por Patrícia Tosta, começa às 10 horas e é transmitido pela Rádio Excelsior (AM840) e pela nossa rádio web. Perguntas poderão ser feitas pelo telefone 3114.3307 ou pelo WhatsApp 8247.9246.

Portal Saúde no AR

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.