Novembro Azul: Mais de 1.700 vagas gratuitas para consultas e exames

Novembro Azul: Mais de 1.700 vagas gratuitas para consultas e exames

De acordo com dados da prefeitura de Salvador; foram mais de 170 óbitos causados pelo câncer de próstata entre os meses de janeiro e outubro de 2020. Por conta disso; o município vai ampliar o acesso de consultas e exames voltados para o público masculino para celebrar o ‘Novembro Azul’.

Além disso; de acordo com o órgão os  multicentros da rede municipal da saúde  irão ofertar mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista; bem como exames de ultrassonografia da próstata, aparelho urinário, abdômen testicular e bolsa escrotal. Já no Hospital Municipal de Salvador (HMS), haverá a disponibilização de 1.120 vagas para exames de imagem focados na saúde do homem.

Contudo; para ter acesso aos serviços deve buscar nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o agendamento prévio para evitar aglomerações em virtude da pandemia do coronavírus.

Ainda assim, as Unidade Básicas de Saúde vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, o tratamento com enfermagem com realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo; bem como  encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.

O dia especial de mobilização acontecerá em outro formato no dia 21 de novembro contemplando algumas unidades de saúde.

Doença Falciforme e Consultório de Rua

Além disso; nesta edição da mobilização, ao longo do mês de novembro, o público masculino em situação de vulnerabilidade também será contemplado numa parceria com o programa de Consultórios de Rua nas localidades de Itapuã;  bem como do Centro Histórico, Itapagipe e Brotas. O intuito é alertar os homens para o autocuidado e aproximá-los do serviço de atenção primária à saúde.

Por conta disso; para atingir a população masculina que vive com a Doença Falciforme e àqueles que estão cadastrados para tratamento na Secretaria Municipal da Saúde;  as equipes farão uma busca ativa desses pacientes através de ligação ou in loco para realizar o agendamento de uma consulta clínica.

 

Veja lista completa de onde é possível agendar consultas gratuitas

Veja também: Estudo: Alunos podem ‘perder’ 50% a 60% na aprendizagem em matemática após três meses de fechamento das escolas

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *