Novembro Azul: Exames gratuitos

Novembro Azul: Exames gratuitos

Após o Outubro Rosa, vem o Novembro Azul; de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca); em todo o Brasil a estimativa é que sejam diagnosticados cerca de 65.840 casos de câncer de próstata em 2020. Na Bahia, a estimativa é de que serão 6.130 casos.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens; atrás apenas do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto.

O que é o câncer de próstata?

É o tumor que afeta a próstata; glândula localizada abaixo da bexiga. De acordo com o ministério da saúde, este tipo de câncer, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

Quais os fatores de risco?

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Além disso, quais sintomas?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas; por outro lado quando apresentados, os mais comuns são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Quais exame para diagnosticar ?

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata. Bem como; o exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.

Tratamento

Contudo; a escolha do melhor tratamento é realizada individualmente; por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente. Todas as modalidades de tratamento são gratuitas, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Onde realizar o exame de forma gratuita?

Lar Harmonia

A fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã, em Salvador, vai atender gratuitamente até 100 homens com hora marcada.

Dessa forma, o mutirão vai atender pacientes com idade a partir de 45 anos. O procedimento será em duas etapas, nos dias 3 e 7 de novembro, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo (AMEB), na sede da Fundação Lar Harmonia, em Piatã.

Contudo; para evitar fila e aglomeração, a marcação para atendimento gratuito, das 7h às 11h, será realizada pelo WhatsApp (71) 9 9605-9730 e (71) 9 8793-8899.

Poder Judiciário da Bahia

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), em parceria com a Fundação José Silveira (FJS), irá promover nesta quarta, 4, e quinta-feira, 5, atendimentos gratuitos para homens, no Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no CAB. A ação será a partir das 13h. Serão oferecidas consultas com urologista e exame de PSA.

Como participar:

Para participar, é preciso agendar o procedimento por meio do e-mail [email protected] No agendamento, basta informar o nome completo, telefone para contato, RG ou CPF, setor, idade e preferência de data. As vagas são limitadas e só serão reservadas após a confirmação por telefone e/ou e-mail.

Os atendimentos serão realizados no estacionamento em frente ao prédio principal do Tribunal de Justiça, respeitando o distanciamento para evitar aglomeração, de acordo com as normas de proteção recomendadas pelas autoridades de saúde.

Os homens devem chegar com 20 minutos de antecedência para realizarem o protocolo de atendimento inicial. Vale ressaltar que para a realização do exame de PSA será necessário a requisição médica. Pessoas com sintomas da Covid-19 não serão atendidas.

Prefeitura de Salvador

de acordo com o órgão os  multicentros da rede municipal da saúde  irão ofertar mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista; bem como exames de ultrassonografia da próstata, aparelho urinário, abdômen testicular e bolsa escrotal. Já no Hospital Municipal de Salvador (HMS), haverá a disponibilização de 1.120 vagas para exames de imagem focados na saúde do homem.

Contudo; para ter acesso aos serviços deve buscar nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o agendamento prévio para evitar aglomerações em virtude da pandemia do coronavírus.

Ainda assim, as Unidade Básicas de Saúde vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, o tratamento com enfermagem com realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo; bem como  encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia.

O dia especial de mobilização acontecerá em outro formato no dia 21 de novembro contemplando algumas unidades de saúde.

Shopping Bela Vista e Fundação José Silveira

Fundação José Silveira (FJS) realizará; em parceria com o Centro Médico Bela Vista; bem como o Shopping Bela Vista; o mutirão Saúde do Homem.

Dessa forma, a iniciativa que acontece dos dias 10 a 13 de novembro, das 8 às 17h; fazem parte da campanha Cuidar da Saúde É Coisa de Homem, em referência ao Novembro Azul.

De acordo com FJS; a Unidade Móvel da instituição estará disponível para a realização gratuita de consultas com urologista e do exame PSA. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento prévio pelos telefones (71) 3504-5939 / 3504-5935.

Atualizado em: 09/11/2020 às 9h35

Veja também: AstraZeneca anuncia revisão na vacina de Oxford

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *