Governadores pedem inclusão de vacina contra covid-19 em PNI

Governadores pedem inclusão de vacina contra covid-19 em PNI

Cinco Governadores; bem como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o presidente do Senado; Davi Alcolumbre se reuniram para discutir a inserção da vacina contra covid-19 no Plano Nacional de Imunização (PNI); de acordo com o Ministério da Saúde, atualmente o programa oferece 44 imunibiológicos em todo o país.

De acordo com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; é preciso uma coordenação nacional ou todos saíram perdendo. “Venhamos a assistir a episódios semelhantes aos das aquisições de respiradores, com atravessadores, valores diferentes e até pagamentos antecipados de produtos que não chegam”.

Para Leite, a falta de programa nacional para compra de vacinas, pode provocar problemas na distribuição e aumento de custos. “Pedimos aos presidentes Maia e Alcolumbre que realizem  a intermediação no sentido de abrir o diálogo com o governo federal e garantir que haja a aquisição das vacinas que mais rapidamente tiverem livbração da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o uso na população, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, disse o governador.

Contudo; o encontro é uma solicitação do coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil, o governador do Piauí, Wellington Dias. De acordo com ele, gestores defendem a compra da primeira vacina que for autorizada pelos órgãos competentes.

 

Campanha Vidas Importam

Veja também: Fiocruz espera começar imunização de covid-19 no primeiro trimestre de 2021

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *