Nota da Oscip Rio Limpo e do Movimento Rios Vivos

Nota da Oscip Rio Limpo e do Movimento Rios Vivos
Começo a indagar o que nos falta fazer. Desde que assumimos a causa das nossas Marisqueiras e Pescadores do Joanes, temos como foco salvar o Rio Joanes e seus afluentes, e esta tem sido nossa Missão.
Como explicar a falta de dinamismo e indiferença do cidadão que usufruía dos rios saudáveis? Hoje todos os rios da região estão podres, estão mortos, vizinhos das nossas casas exalando odor fétido que sentimos todos os dias.
A saúde pública em permanente risco pela degradação ambiental que só se agrava, pois o saneamento básico iniciado no ano de 2010, com promessa de conclusão em 2013, até hoje se arrasta. Até quando?!
No entanto continuam tirando a água do Joanes, do Ipitanga e nos devolvem o veneno dos excrementos dos que se acham civilizados, novos residentes nas centenas de condomínios e edifícios com milhares de apartamentos num município com deficiente estrutura viária e nenhum sistema de saneamento básico.
O Rio Joanes, Rio Ipitanga, Rio Picuaia, Rio Sapato garantiam o sustento de centenas de famílias e faziam parte da vida de milhares de pessoas.
Precisamos voltar a nos enamorar do nosso Joanes e dos nossos Rios, da nossa paisagem.
Sentimos falta de Apoio e Solidariedade da cidadã/cidadão, não entendemos a indiferença e silêncio até  mesmo dos que são vizinhos dos fedorentos  rios/esgotos!
OSCIP  RIO  LIMPO  – MOVIMENTO  RIOS  VIVOS
Fernando Guimarães Borba
Presidente da OSIP Rio Limpo e do Movimento Membro do Movimento Rio Vivos

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *