Meio ambiente: o que aprender com a pandemia?

Meio ambiente: o que aprender com a pandemia?

Com a declaração de estado de pandemia para a Covid-19,  pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o isolamento social foi implementado como forma de conter a disseminação do vírus.  A baixa atividade humana dos últimos meses gerou uma série de consequências  mas alguns impactos  para o meio ambiente, foram positivos.

O Conselho Central de Controle de Poluição da Índia (CPCB) verificou uma mudança significativa na qualidade do ar, que melhorou cerca de 33% entre os dias 16 e 27 de março. O país, com aproximadamente 1,4 bilhão de habitantes, segue a política de quarentena desde o dia 22 de março.

Imagens de satélite mostram que a pandemia do coronavírus está temporariamente diminuindo níveis de poluição do ar ao redor do mundo. Especialistas apontam a quarentena como o evento de maior escala já registrado em termos de redução de emissões industriais.

A Agência Espacial Europeia (ESA) detectou ainda uma redução de dióxido de nitrogênio (NO2), composto químico que contribui para a poluição atmosférica e para a chuva ácida. O NO2 é resultado de emissões de carros e outros processos industriais, podendo, entre outras coisas, causar problemas respiratórios.

Canais de Venza também estão mais limpos e cristalinos, estado que não atingia há 60 anos (Imagem: Gerhard Gellinger/Pixabay)

Essas mudanças ambientais, no entanto, podem ser temporária, de curto  prazo, e em qualquer garantia de durabilidade.  O que espera-se é que esse aprendizado nestes tempo de pandemia sirvam como alerta para a necessidade  de rever entre outras coisas as atuais formas de relação de consumo e desenvolvimento.

Um pouco mais de consciência ambiental e práticas de cuidado com o planeta trariam benefícios para a atual e as futuras gerações.

O assunto foi tema do Programa Excelsior Saúde desta  sexta-feira (05.06), Dia Mundial do Meio Ambiente. A entrevista será com a Dra em Saúde e pesquisadora da Fiocruz- Ba, Nelzair Vianna questionou  o que podemos  aprender  neste momento de pandemia, para um melhor cuidado com o meio ambiente.

 Ouça a entrevista:

O Excelsior Saúde acontece  das 9 às 10h com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou player.maxcast.com.br/portalsaudenoar0.             

Ouça também pelos aplicativos: Rede Excelsior e Rádio Saúde no Ar.

Participação com perguntas e comentários pelo telefone/estúdio (71) – 3328-7666 ou whats app (71) 996813998.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *