No Teleton de 2019, um importante passo em benefício da comunidade baiana

No Teleton de 2019, um importante passo em benefício da comunidade baiana

 

Geraldo Leite

O palavra Teleton resulta da junção de dois vocábulos ingleses (television+marathon), significando “maratona televisiva”. Seu objetivo é a arrecadação de recurso financeiro para uma obra social.
O primeiro Teleton ocorreu em 1949, no Estado de Nova Iorque: arrecadou um milhão e cem mil dólares para a Fundação de Combate ao Câncer, e durou 16 horas. Na América Latina, o projeto começou em 1978, no Chile. Hoje, o Teleton está espalhado em 25 países de vários continentes.

No Brasil, a origem do Teleton remonta ao ano de 1982, quando Clovis Scripilitti, presidente da “Associação de Assistência à Criança Deficiente” (AACD), adquiriu o direito de realização do evento. Quinze anos depois, Hebe Camargo tomando conhecimento dessa concessão, procurou Silvio Santos e o convenceu a apoiar o empreendimento, ficando decidido pelos dois comunicadores que o primeiro Teleton brasileiro iria ao ar nos dias 16 e 17 de maio de 1998, com transmissão pela rede de emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão

A iniciativa foi um sucesso. Sílvio Santos abriu o programa às 21 horas de sábado, 16 de maio. O tema musical foi o da música Depende de Nós, cantada por Fafá de Belém. Além do cantor Daniel e de Hebe Camargo, padrinhos do Telecon, participaram do programa numerosos artistas que se apresentaram durante 27 horas seguidas. Uma atração que mobilizou milhões de telespectadores foi a de Roberto Carlos que se apresentou diretamente da cidade de Manaus, ao lado de Renato Aragão e Xuxa Meneghet. A arrecadação superou quinze milhões de cruzeiros. Esse recurso foi investido na construção da unidade da AACD em Recife e na reestruturação e ampliação da unidade do bairro da Mooca, na cidade de São Paulo.

A partir de 1998, na exibição do Teleton, o STB apresenta, uma programação especial com a duração de 26 horas, período em que são transmitidas reportagens sobre a AACD ao lado da participação de artistas famosos em variadas atrações musicais. As principais emissoras de TV aberta colocam seus astros à disposição do programa, formando um pool conhecido como “Rede da Amizade”
Em 2019 o Teleton brasileiro será realizado nos dias 25 e 26 de outubro com o objetivo de arrecadar 30 milhões de reais que serão empregados na manutenção de unidades da AACD em várias partes do Brasil. A Fundação José Silveira participará do programa que anunciará um importante passo em beneficio da comunidade baiana.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *