Lotes de vacina suspensos pela Anvisa

Lotes de vacina suspensos pela Anvisa

Doze lotes da vacina Meningitec® (vacina meningocócica C conjugada), apresentação de 10 mcg, suspensão injetável, cartucho com uma seringa de preenchida de vidro incolor de 0,5 ml são suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ela é indicada na imunização de crianças com mais de 3 meses, adolescentes e adultos, para a prevenção de doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do grupo C.

A Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda, empresa fabricante dos produtos, comunicou o recolhimento voluntário dos lotes após a constatação de unidades com partículas visíveis laranja-marrom avermelhadas móveis e imóveis de óxido de ferro no interior das seringas. 

 

De acordo com as investigações, o desvio é resultado de desgaste no equipamento de envase, que liberou óxido no ferro no interior das unidades. 

A empresa também realizou uma avaliação de risco à saúde que indicou que o potencial risco para os pacientes é considerado baixo.

Apesar de o recolhimento dos lotes, há outras  vacinas de diferentes fabricantes registradas na Anvisa e disponíveis no mercado nacional.

Pablo Rita

fonte: Anvisa

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *