Check-up: primeiro passo

Check-up: primeiro passo

No mínimo a cada 12 meses, é importante que seja feito um check-up médico para avaliar a saúde do corpo. Doenças silenciosas podem estar instaladas no organismo e posteriormente desencadear em problemas de saúde graves. Por isso, o exame de rotina, é o mais eficaz para antecipar diagnósticos e orientar o paciente sobre o tratamento adequadamente de acordo com cada doença.

Conforme a idade avança e o histórico médico de cada um aponta fatores de risco, os especialistas recomendam que além do check-up anual, os homens iniciem seus exames de rotina da próstata a partir dos 45 anos, por exemplo. E as mulheres, o exame de mama aos 40 anos e se houver casos de câncer na família, antecipar, com orientação médica.

Com a correria do dia-a-dia, adiamos a busca pelo tratamento médico, mas  o  Clinico Geral e Geriatra da Clínica Cis-Viver,  Maurício Liberato, explicou ao Saúde no Ar, que esse fator contribui para o alto índice de pessoas em emergências de hospitais com quadros de saúde que poderiam ser evitados com exames simples de rotina.

Maurício também informou que cada faixa etária e sexo têm formas específicas de tratamento, e recomenda que a partir dos 30 anos os testes se tornem mais frequentes.

Saiba quais exames são os mais recomendados no Check-up:

Pressão arterial, hemograma, colesterol, glicemia, eletrocardiograma, teste ergométrico, papanicolau, ecocardiograma, mamografia e dosagem de hormônios da tireoide.

Vale  lembrar que você o primeiro responsável pela manutenção da sua sua saúde, então fique atento as orientações do especialista e invista em sua qualidade de vida.

Ouça o comentário completo:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.