HGE:Vinte e oito anos de atendimento aos baianos

HGE:Vinte e oito anos de atendimento aos baianos

Sem título

O Hospital Geral do Estado (HGE) completa 28 anos de funcionamento, nesta terça-feira (10). A Maior unidade da rede estadual de Saúde e principal referência em atendimento de urgência de trauma na Bahia.

Para celebrar essa data  será realizado o primeiro Seminário de Humanização do HGE,  com o tema “Acolhimento, cuidado e respeito ao ser humano”, que acontece das 8h30 às 17 horas, no auditório da unidade, localizada na Avenida Vasco da Gama.

Inaugurado em 10 de abril de 1990, o HGE substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do  Canela, em função da necessidade de ampliar o atendimento.

 Em 2016, o hospital ganhou uma nova estrutura, denominada HGE 2, que ampliou número de leitos, bem como de salas cirúrgicas. O HGE realiza cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e também possui um Centro de Tratamento de Queimados.

No ano passado, foi inaugurado o Centro de Bioimagem do HGE, que integra a Parceria Público Privada (PPP) de Diagnóstico por Imagem, e funciona com ressonância magnética de 1,5 Tesla, com capacidade de realizar cerca de 650 exames por mês. A bioimagem já conta com dois tomógrafos computadorizados de 16 canais.

Ainda compõe a PPP de Diagnóstico por Imagem, uma central remota de laudos, localizada em Salvador, que funciona 24 horas por dia, agilizando a entrega dos laudos, cujos resultados podem sair em até uma hora, a depender da gravidade do paciente. Em situações de rotina, os laudos saem em até dois dias úteis.

 Seminário | horários| 

Com o slogan “Acolhimento, cuidado e respeito ao ser humano”, o I Seminário de Humanização do HGE será iniciado às 8h30min, com um “Momento Cultural”, a cargo do vocal feminino “Maria Música”. Logo após a solenidade de abertura do evento, o presidente da associação “Viva e deixe viver”, Valdir Cimino, profere palestra sobre o tema “Humanizar para comunicar para humanizar?”. Até o final da tarde, serão abordados temas como “Nome social: cidadania e respeito”, “Promovendo diálogos integrativos”, “Saúde e qualidade de vida”, e “Boas práticas HGE:? Acolher e cuidar: a dimensão da integralidade na saúde”.

Redação Saúde no Ar

Fonte: Sesab| HGE

Foto:internet 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *