Gripes! prevenção e tratamentos

Gripes! prevenção e tratamentos

02.04 Gripes  prevenção e tratamentos .fwAo menor sinal de resfriado, geralmente, as pessoas recorrem às farmácias e compram remédios e vitamina C, em busca de cura repentina. Mas nem sempre dar para resolver. Até porque existem diferenças nas “gripes”.   

A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias. Ela ocorre quando nosso organismo é infectado pela família do vírus influenza. O caso é bem mais sério, se não tratada corretamente pode levar a um quadro mais agudo ou até mesmo ao óbito. Alguns tipos do vírus influenza podem provocar a doença, como o  H1N1 ou da gripe aviária (H5N1).

O resfriado é causado por rinovírus ou cornavírus, que afeta as vias respiratórias. Os principais  sintomas são: congestão nasal, tosse e coriza. Seu tratamento não requer tantos cuidados quanto à gripe. Com boa alimentação, ingestão de líquido e repouso em poucos dias os sintomas desaparecem.

Não adianta sair tomando vitamina C sem prescrição médica, principalmente quando  já está gripado.  Segundo a nutricionista, Giesy Ribeiro não adianta tomar suplemento de vitamina C, pois ele não agirá como remédio, além de não ser recomendada a ingestão acima de 2000 mg/dia para adultos devido a observação de efeitos adversos.

Saiba mais informações sobre o nosso tema: Gripes! prevenção e tratamentos, no programa Saúde no Ar, desta segunda-feira (02). Patrícia Tosta conversa com o infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Robson Reis.

O programa Saúde no Ar, é veiculado pela Radio Excelsior da Bahia, AM 840 e pela rádio on line Saúde no Ar . Participe  pelo 71 3328-7666 e 99681-3998.

Redação Saúde no Ar.

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *