Prevenção contra a H1N1 e Covid 19

Prevenção contra a H1N1 e Covid 19

Neste momento 2 grandes campanhas de vacinação marcam o calendário de imunização do Brasil. A vacina  contra o Vírus influenza (gripe H1N1) e para conter  a pandemia Covid-19.

Em Salvador por enquanto estão suspensas as primeiras doses para todas as faixas etárias.  Pelo menos até quinta-feira, quando está prevista a chegada de novas doses , só a segunda dose do imunizante está sendo ofertada.

De acordo com o planejamento  a vacinação contra a influenza começa por crianças e gestantes, que não estão incluídas na vacina da covid-19. Isso vai dar tempo de resposta para começar a campanha, enquanto os mais idade. Dessa forma, o período de 14 dias deve ser observado, caso receba o imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa. No total, 115 unidades de saúde da rede básica estarão ofertando as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas. Nessa primeira etapa da campanha que seguirá até 10 de maio. Além das salas de vacinação, serão montados três drive-thru: especificamente para as crianças no Shopping Barra; as puérperas e gestantes poderão receber as injeções no drive do Shopping da Bahia; já os trabalhadores da saúde pode receber as doses sem descer do veículo no Shopping Bela Vista.

O assunto foi tema do Programa Excelsior Saúde desta Segunda-feira, (12.04),  que abordou o tema: Vacina: previna-se contra a Influenza H1N1 e COVID-19.  A conversa foi com  Robson Reis, médico infectologista.

Confira a entrevsita:

Especialistas em saúde recomendam atenção no prazo entre vacinas para não prejudicar os efeitos dos imunizantes. De acordo com o infectologista Robsom Reis,  o intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos imunizados contra a covid-19.Além disso, o médico explica que o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados; com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.

Sobre o Excelsior Saúde:

O programa Excelsior Saúde que conta com a parceria do Portal Saúde no ar, vai ao ar de segunda à sexta, às 9h, ao vivo com transmissão pela Rádio Excelsior AM 840, pelo site: https://redeexcelsior.com.br/ Participação pelo watts pap. (71) 9-9681-3998.

Para receber informações sobre o programa e os conteúdos divulgados, basta entrar em um desses grupos:
Em Sintonia – Telegram – https://t.me/joinchat/lu7Fpl_ngg9kNWFh
Em Sintonia – Watts app – https://chat.whatsapp.com/HThWuWbTrqrDoj7QhLFmRX

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *