Exercícios para extrair algo positivo da 'emoção incompreendida'

Exercícios para extrair algo positivo da 'emoção incompreendida'

De acordo com  Wendy Suzuki, neurocientista e professora do Centro de Ciências Neurais da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, a ansiedade pode ser uma boa emoção. Segundo ele,  em vez de lutar contra ela, ao longo da vida usou essa emoção para tornar-se mais produtiva, mais otimista e, no final das contas, mais resistente.

Assim, a estudiosa no livro Good Anxiety: Harnessing the Power of the Most Misunderstood Emotion (“Ansiedade Positiva: Aproveitando o Poder da Emoção Mais Incompreendida”, em tradução livre); desse modo, a especialista no estudo da plasticidade do cérebro e nos efeitos transformadores do exercício físico na saúde mental e no desenvolvimento cognitivo; da dicas de como ver de modo positivo a ansiedade.

Contudo, a pesquisadora diz que o problema é os níveis “muito altos” de ansiedade coletiva; tornando a ansiedade perca muito de seu valor.

Dessa forma, a estudiosa lista 6 maneiras para atingir esse objetivo:

Transforme a ansiedade em progresso

A plasticidade de nossos cérebros é o que nos permite ser resilientes em tempos difíceis; aprender a se acalmar, reavaliar situações, reformular nossos pensamentos e tomar decisões mais inteligentes.

Experimente algo novo

De acordo com a especialista, hoje em dia, é mais fácil do que nunca fazer uma nova aula online, praticar um esporte ou participar de um evento virtual.

Pense em resultados positivos

Além disso, no início ou no final de cada dia, pense sobre todas as incertezas atuais em sua vida, incluindo as grandes e as pequenas.

Comunique-se com outras pessoas

Ainda assim, ser capaz de pedir ajuda, permanecer próximo de amigos e familiares e cultivar relacionamentos que te incentivem e apoiem não apenas ajudam a manter a ansiedade sob controle, mas também reforçam o sentimento de que você não está sozinho.

Pratique ‘auto-tuíte’ positivo

O ator, dramaturgo e compositor Lin-Manuel Miranda (vencedor do Pulitzer, do Emmy, do Grammy e do Tony) publicou um livro no qual fala dos tuítes que envia no início e no final de cada dia. São essencialmente pequenas mensagens otimistas, divertidas, únicas e encantadoras.

Mergulhe na natureza

A ciência tem mostrado repetidamente que passar tempo na natureza tem efeitos positivos em nossa saúde mental.
Fonte: BBC

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.