Dicas de alimentação para saúde do coração

Dicas de alimentação para saúde do coração

Estudo da Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA), atualizou pela primeira vez depois de 15 anos seu guia alimentar com orientações para “melhorar a saúde cardiovascular“.

Assim, o material apresenta proposta de hábitos saudáveis incorporados a longo prazo;  diferente das mudanças drásticas na alimentação orientadas por dietas da moda.

Ajuste a ingestão e o gasto energético

De acordo com a associação, manter um peso saudável ao longo da vida é um fator importante para reduzir o risco de doenças cardiovasculares — ainda mais em uma época em que a ingestão de alimentos e o sedentarismo aumentaram.

Coma muitas frutas e verduras (com variedade)

O relatório da AHA lembra que o consumo da maioria das frutas e vegetais está associado à redução na mortalidade.

Coma grãos integrais em vez de refinados

Recomenda-se precisamente os produtos com ao menos 51% de cereais integrais na composição.

Escolha fontes saudáveis de proteína

De acordo com a AHA, as principais fontes de proteína na dieta devem ser vegetais, como as leguminosas e nozes.

Além disso, outra recomendação é o consumo regular de peixes e crustáceos e, caso opte-se pela carne vermelha ou frango, cortes magros e pouco processados.

Use óleos vegetais líquidos

Assim, no setor dos óleos, a AHA diz que devem ser evitados os chamados óleos tropicais (coco, palma, etc), as gorduras animais (manteiga e banha) e as gorduras parcialmente hidrogenadas.

Prefira alimentos minimamente processados

A Associação Americana do Coração alerta que o consumo de muitos alimentos ultraprocessados preocupa devido a associação com efeitos adversos à saúde; incluindo sobrepeso e obesidade, distúrbios cardiometabólicos (diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares) e o aumento da mortalidade.

Reduza a ingestão açucarados

Outra orientação é limitar o consumo de açúcares adicionados à comida e à bebida seja na forma de glicose, dextrose ou sacarose, ou ainda mel e xarope de milho.

Diminua ou elimine a ingestão de sal

Isso não se refere apenas ao que adicionamos à comida, mas também ao que está nos alimentos processados, naqueles preparados fora de casa ou enlatados e embalados.

Se você não bebe álcool, não comece; se beber, limite seu consumo

Além disso, o guia cita uma recomendação de outro relatório, governamental, o Dietary Guidelines for Americans 2020-2025,; segundo o qual as mulheres não devem ingerir mais de um copo de bebida alcoólica por dia, enquanto os homens têm um limite recomendado de dois copos.

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.