Dia do Empreendedor: cinco dicas começar a empreender

Dia do Empreendedor: cinco dicas começar a empreender

Desde 2006, o dia 5 de outubro é conhecido como Dia do Empreendedor. Com cerca de 43,9 milhões de empreendedores no Brasil; a data celebra e reconhece o papel na economia nacional daqueles que aceitam o desafio de empreender.

Além disso, com a pandemia do coronavírus, crise econômica e alta taxa de desemprego, a vida autônoma também tem sido a solução para muitos trabalhadores. Dessa forma, dados demonstram que apenas em 2020 cerca de 14 milhões de brasileiros iniciaram os seus próprios negócios.

Assim, o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) preparou uma lista com cinco dicas do mundo empreendedor:

1. Formalize-se

De acordo com especialistas sobre empreendedorismo: é importante e necessária a adoção de um CNPJ e de uma conta para o seu negócio.

2. Entenda a concorrência

Todo empreendedor tem uma lista de empresas que admira. Dessa forma, é importante estar de olho nelas, analisar as suas formas de atuação, quais as estratégias adotadas e, a partir disso, entender como pode adotar e adaptar algumas dessas medidas para o próprio negócio.

 

3. Mantenha as finanças em dia

Todo empreendedor sabe a importância de estar em dia com as contas e entradas do próprio negócio. Por isso, seja com uma planilha ou numa folha de caderno, é importante ter esse controle sempre em mãos.

4. Converse com o seu público

Imagine o cenário: você já sabe qual será o foco do seu negócio, tem um plano de finanças incrível e está pronto para dar início; mas não sabe como entrar em contato com um possível público de interesse.

5. Capacite-se

Assim, empreendedores também sabem que é preciso estar constantemente estudando, aprimorando o próprio trabalho e conhecendo ferramentas que possam ajudar a impulsionar os negócios. Uma dessas formas é o Conecta+ Brasil, programa de capacitação promovido pelo CIEDS, em parceria com o WhatsApp.

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.