Aproveite passeios sem estresse

Aproveite passeios sem estresse

Confira nossas dicas para curtir o feriado sem estresse

Uns dias de folga, dos compromissos do dia a dia, são sempre bem-vindos para recarregar as baterias. Se essa é a sua intenção, que tal começar por não se estressar com as filas de embarque nos terminais rodoviários, no ferry boot e nas estradas? Fique ligado nas nossas dicas e se programe.

Operam normalmente, até sexta-feira, as embarcações do sistema ferry boat. Segundo a Internacional Travessias Salvador, administradora do transporte estão em operação os ferries: Zumbi dos Palmares, Pinheiro, Ivete Sangalo, Juracy Magalhães Jr. e Anna Nery, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). A embarcação Agenor Gordilho está em stand by e pode integrar a operação, se necessário.

Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site da Internacional Travessias.

A travessia Salvador-Mar Grande, que diariamente opera com oito embarcações, durante a Semana Santa, terá 12 lanchas em tráfego. Os horários de saída também serão em menor espaço de tempo, que normalmente ocorrem a cada 30 minutos, mas no feriado passam a ser de 15 em 15 minutos, de acordo com o fluxo de passageiros para embarque. De segunda-feira a sábado, a passagem custa R$ 5,30 e nos domingos e feriados, R$ 7,10. A travessia atende normalmente até às 20h, mas as operações podem ser estendidas caso a demanda de passageiros exija.

Já para quem vai seguir para Morro de São Paulo, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) recomenda a compra antecipada de passagens, vendidas nos guichês instalados no Terminal Náutico da Bahia. Durante a Semana Santa, os catamarãs da travessia vão sair de Salvador às 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Do Morro, as embarcações saem às 9h, 11h30, 13h e 15h, sendo que às 15h saem dois catamarãs.

Para você que vai pegar a BR-324 e BR-116, Segundo a concessionária ViaBahia, a previsão é que aproximadamente 500 mil veículos circulem nos trechos da BR-324, entre Salvador e Feira de Santana, e da BR-116, entre Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais.

A concessionária afirma que operação durante o feriadão é coordenada pelo Centro de Controle Operacional (C.C.O.), que identifica as ocorrências através de câmeras de monitoramento (CFTV) e das viaturas de inspeção, a fim de garantir mais segurança e agilidade nas ações.

Se você pretende embarcar na rodoviária, de acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), a estimativa é que a partir do dia 10, e até dia 17 de abril, mais de 95 mil passageiros viajem para o interior da Bahia.

Neste período aproximadamente 300 horários extras foram disponibilizados para a população deixar a capital por conta do feriado da Semana Santa. Conforme a Agerba, além dos municípios do Recôncavo Baiano e do Litoral Norte, que sempre têm as maiores buscas por passagem, as cidades do extremo sul baiano são as mais procuradas em períodos festivos.

 

D icas para quem vai passar o feriado na capital baiana

Zoológico de Salvador
Na sexta, no sábado e no domingo, funciona em horário normal, das 8h30 às 17h. Na segunda, como sempre, fica fechado para manutenção.

Galeria Acbeu
No feriado da Semana Santa, a Galeria Acbeu ficará fechada a partir da quinta-feira (13) e só reabre na segunda (17). Portanto, não haverá funcionamento na sexta, no sábado e no domingo.

Museus
Os museus vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), localizados no Pelourinho, estarão fechados na sexta-feira. Já no sábado e no domingo, abrem das 12h às 17h. São eles: Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, o Museu Abelardo Rodrigues e o Museu Tempostal. O Parque Histórico Castro Alves, localizado em Cabaceiras do Paraguaçu (Recôncavo baiano) também fica fechado na sexta. Mas no sábado e no domingo abre 9h às 14h.

Museu da Misericórdia
Na sexta-feira, estará fechado. No sábado, abre das 9h às 17h. Já no domingo, o museu funcionadas 12h às 17h.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.