Cuidados paliativos

Cuidados paliativos

quarto

Cuidados paliativos

Será inaugurada em Salvador, no próximo dia 27, a primeira clínica especializada em cuidados paliativos e reabilitação. A clínica é a primeira do Norte e Nordeste a adotar o conceito Hospice Care ou Cuidados Paliativos, que começa a ser conhecido no Brasil, mas já está consolidado em países como Estados Unidos e Europa.

A Florence, nome em homenagem à enfermeira italiana Florence Nightgale, atende dois públicos distintos: pacientes que precisam de cuidados paliativos, com doenças crônicas, ameaçadoras à continuidade da vida, com internações frequentes, que exigem cuidados especiais; e em reabilitação, internados em hospitais de alta complexidade e que necessitam de um cuidado temporário de transição, para se reabilitar e retornar às suas residências.

O idealizador e responsável pela operação da clínica é o renomado cardiologista Lucas Andrade, diretor executivo da Florence. “A implantação da primeira clínica especializada em cuidados paliativos e reabilitação do Norte e Nordeste preenche uma lacuna na assistência ao paciente que exige cuidados especiais e é uma nova alternativa para desospitalização na cidade de Salvador, diminuindo, assim, o tempo de internação hospitalar”, declara.

A médica especializada em Cuidados Paliativos e coordenadora da clínica, Fernanda Tourinho, ressalta que a qualidade de vida é o que norteia todo o sentido do atendimento em cuidados paliativos. “É preciso enxergar o paciente como um indivíduo único, que tem necessidades e precisa de atenção individualizada. Devemos enxergá-lo integralmente, nas dimensões física, psicológica, social e espiritual”, afirma. “Na Florence, a demanda por intervenções invasivas sai de cena para dar lugar a mais contato humano, comunicação efetiva e atendimento individualizado das necessidades dos pacientes e familiares”, complementa Fernanda Tourinho.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *