Médicos Sem Fronteiras oferece cuidados paliativos a pacientes com COVID-19 em São Paulo

Médicos Sem Fronteiras oferece cuidados paliativos a pacientes com COVID-19 em São Paulo

Pacientes internados com COVID-19 no Hospital Municipal Tide Setúbal; zona leste de São Paulo, e que não vêm apresentando boa resposta aos tratamentos médicos convencionais de controle da sua doença passaram a ter acesso a cuidados paliativos; tratamento complementar que visa ao bem-estar global da pessoa em associação com apoio psicossocial aos familiares.

Dessa forma, o projeto, implementado e coordenado no local pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF);  conta com 22 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, psicólogos; bem como técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outras especialidades. A iniciativa é uma parceria de MSF com a Secretaria Municipal de Saúde e a consultoria ASAS Health.

 

De acordo com a equipe dos médicos sem fronteiras;  nos casos de pouca resposta aos recursos convencionais de tratamento, esses pacientes têm acesso a técnicas médicas e de enfermagem e dos demais profissionais para alívio de sintomas; sobretudo da dor e falta de ar provocados pela COVID-19, além de tratamento especializado em saúde mental. Além disso, a família também recebe suporte psicossocial durante a internação e são disponibilizadas visitas virtuais ao paciente diariamente.

Pelo Brasil

Desde o início dos contágios no país, MSF realiza atividades de enfrentamento a pandemia em diversas regiões de São Paulo e nos estados de Mato Grosso do Sul, Amazonas; bem como Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. As ações abarcaram atendimento médico para casos graves e moderados, gestão de centros de isolamento para casos leves e assintomáticos, triagem e ações de educação em saúde em locais frequentados pela população de rua e outros grupos vulneráveis e treinamento de profissionais de saúde.

 

Sobre Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos armados; bem como desastres naturais, epidemias, desnutrição ou sem nenhum acesso à assistência médica. Oferece ajuda exclusivamente com base na necessidade das populações atendidas, sem discriminação de raça, religião ou convicção política e de forma independente de poderes políticos e econômicos. Também é missão da MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas atendidas em seus projetos. Para saber mais acesse o site de MSF-Brasil.

 

Veja também: Anvisa anuncia regras para uso emergencial de vacinas e excluem venda na rede privada

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *