Dia do voluntário: Boas ações conectam

Dia do voluntário: Boas ações conectam
Ser voluntário é um ato de amor. É doar tempo e energia, somar esforços em prol do próximo, por vontade própria. Considerado um ato tão nobre que tem até data internacional. Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu a data cinco de dezembro como o dia internacional do voluntário, com o intuito de promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade.
Mas o que é ser voluntário? Qual sua importância nos dias atuais? De acordo com Kátia Camillo, coordenadora da Plataforma Bahia Estado Voluntário, todos podemos nos tornar voluntários, a partir do momento em que contribuímos e ajudamos outras pessoas com nossas capacidades e dons naturais.
 “Nesses momentos de aflição social por conta do coronavírus, ações de solidariedade fazem toda a diferença.  Ser voluntário é viver novas experiências, ajudar. Nisso, temos a plataforma de voluntariado, primordial para intermediar o contato entre o voluntário e a iniciativa que precisa de ajuda. O dia do voluntário é uma data para o mundo celebrar as boas ações”, afirma.
Dessa forma, para comemorar da data; a Secretaria De Justiça, Direitos Humanos E Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizará a live “O Impacto do Voluntariado na Redução das Desigualdades Sociais na Bahia”, às vesperas da data, no dia 04/12, às 15h. A transmissão acontece no Facebook da própria secretaria e contará com a participação das voluntárias Gorete Depine e Rosane Jovelino.

Plataforma Bahia.Estado Voluntário

Dessa forma, a ferramenta on-line, lançada em 2019 funciona como intermédio entre entidades públicas ou privadas aos cidadãos que pretendem atuar em trabalhos voluntários. O cadastro é simples, basta acessar o portal (www.estadovoluntario.ba.gov.br) e preencher as informações solicitadas.
A plataforma de cidadania teve desenvolvimento em conjunto entre Secretaria da Administração (Saeb); bem como a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).
Até o momento, o portal de voluntariado contabiliza mais de três mil voluntários; além disso, possui mais de 108 ações e projetos cadastrados, 50 campanhas e mais de cinco mil oportunidades.
Veja também: Anvisa anuncia regras para uso emergencial de vacinas e excluem venda na rede privada

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *