Cuidados com a tatuagem

Cuidados com a tatuagem

cuidados-tatuagemFazer uma tattoo com um significado bacana ou apenas por estética acabou se tornando uma das maiores formas de comunicação corporal desta geração. Os requisitos pré-tattoo são aparentemente simples: escolher com muito cuidado o local que a tatuagem ocupará em seu corpo, optar por um estúdio confiável, escolher um tatuador que apresente em seu trabalho traços característicos ao desenho planejado e, principalmente, fazer a si mesmo a mais essencial das perguntas: “será que eu quero este desenho em meu corpo para o resto da minha vida?”

Tatuagens são definitivas e suas escolhas devem seguir o mesmo raciocínio. E se os cuidados durante os preparativos são mais psicológicos, após, eles exigem ações. A tatuagem nada mais é que uma ferida e, como tal, exige cuidados de higienização e cicatrização. Desde a higienização até o uso do papel-filme, preste atenção a algumas recomendações de especialistas para que tudo ocorra bem na cicatrização.

Higienize adequadamente

A limpeza frequente evita infecções. É importante o uso de sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e do uso da pomada, para retirar o produto utilizado nas vezes anteriores. Essa higienização pode ser feita durante o banho. Não use buchas, nem sabonetes com cheiro forte para limpar a região, pois isso faz com que a incidência de alergias aumente e o processo de cicatrização seja prejudicado.

Use a pomada corretamente

Um dos cuidados do tatuador é passar pomada na tatuagem antes de você sair do estúdio. Esse hábito deve ser mantido em casa. Nos primeiros dias, o ideal é que a pomada seja passada de uma a três vezes ao dia, sendo a principal delas de noite, antes de dormir. O seu uso deve ser mantido, ao menos, durante os 20 primeiros dias.

Não exponha o local ao sol

O sol pode interferir na cicatrização e fixação dos pigmentos. A radiação UV atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos.

 

Fonte: Anvisa

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *