Covid-19: Vírus é encontrado no ar a quase cinco metros de doentes

Covid-19: Vírus é encontrado no ar a quase cinco metros de doentes
Em julho a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconheceu que a transmissão do novo coronavírus pode acontecer pelo ar. De acordo com estudo realizado no Hospital da Universidade da Flórida em Gainesville (EUA), partículas do coronavírus foram encontrado no ar a quase cinco metros de um doente sintomático em um quarto.
O estudo preliminar publicado em 4 de agosto mostra a diferentemente de outros anteriores que já tinham encontrado material genético do vírus no ar. De acordo com a pesquisa o vírus foi capturado flutuando a quase cinco metros de um paciente de covid-19. Além disso, os vírus em suspensão são geneticamente idênticos aos extraídos da garganta do paciente sintomático.

A OMS já adverte para a possível transmissão aérea do coronavírus em hospitais, mas só após procedimentos médicos que geram aerossóis. Ainda, de acordo com os pesquisadores, o ar que respiramos está infestado de vírus de todo tipo – que afetam humanos, animais, vegetais, bactérias –, mas a maioria não é infecciosa, devido a fatores como a luz ultravioleta e o ressecamento, por isso não causam doenças. O grande desafio do novo estudo era capturar coronavírus no ar sem danificá-los, para poder demonstrar em laboratório que continuavam sendo infecciosos.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *