Corrida pela imunização contra a Covid-19

Corrida pela imunização contra a Covid-19

De acordo com a Organização Mundia de Saúde (OMS), existem 167 vacinas em desenvolvimento para covid-19. Segundo o balanço da organização, 29 dessas vacinas já passam por testes clínicos, sendo que 6 delas já chegaram na fase 3, a última antes da disponibilização ao público.

Em território brasileiro, duas vacinas na fase 3 realizam testes em voluntários: Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, testada em parceria com a Fiocruz, e a vacina criada pela chinesa Sinovac Biotech, testada em parceria com o Instituto Butantan. Em negociação com o governo da Bahia e Paraná, a vacina russa pretende iniciar testes no país, porém ainda não possui aprovação do Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Contudo, mesmo que a vacina da Russia traga receios a comunidade medica; pesquisa realizada pelo Datafolha, demonstra que 9 em casa 10 brasileiros pretendem se vacinar contra o novo coronavírus assim que a imunização estiver disponível. De acordo com o levantamento, 89% dos entrevistados disseram que tomariam uma vacina para deter a doença. Outros 9% disseram que não tomariam a vacina e 3% não souberam opinar. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 12 de agosto com 2.065 brasileiros adultos por meio de entrevistas por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A Anvisa ressalta, que para vacina ser aprovada, ela precisa ser aprovada em três fases de teste. Na fase 1, com um grupo pequeno de seres humanos. Em seguida, a fase dois, com mais gente. E, por fim, a fase 3, em que a vacina é dada para milhares de pessoas.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *