Como sua coluna pode "sobreviver" à era dos Smartphones?

Como sua coluna pode "sobreviver" à era dos Smartphones?

O smartphone são parte do cotidiano de todas as idades, porém além da utilidade os aparelhos podem prejudicar a postura. À em trâmite no Senado Federal, o projeto de lei (PLS 55/2018). A ação obriga fabricantes desses equipamentos alertarem sobre os efeitos nocivos do uso contínuo na coluna cervical. A proposta foi aprovada pela Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). O projeto aguarda ser analisado pelo Plenário do Senado, sendo aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37% dos brasileiros convivem com dores ou danos na coluna cervical devido à má postura ao manusear aparelhos como smartphones, tablets e laptops.

Segundo a fisioterapeuta, Gislaine Milena Marton é imprescindível ajustar essa convivência entre a tecnologia e a saúde da coluna. “Sempre que for olhar as redes sociais ou enviar mensagens mantenha o pescoço reto, apoiando os cotovelos no tronco. Flexione os braços de maneira que o celular fique na altura dos olhos. Se estiver sentado, a dica é colocar um travesseiro ou outro objeto em cima as pernas”.

A fisioterapeuta ressalta que com essa reeducação postural, é possível aliviar a carga sobre os ombros. Evitando que o peso da cabeça fique inclinada para frente, prejudicando toda a coluna e causando dores no pescoço, de cabeça, na cervical e nas costas. Essa pratica pode desencadear quadros de protusões discais, hérnias de disco, hipercifose (a famosa “corcunda”), escoliose (quando a coluna forma um “S”), além de parestesias (“formigamentos”) nos braços e contrataturas musculares.

A Reeducação Postural Global (RPG) é indicada  para todas as idades, o método ajuda a prevenir alterações e possíveis deformidades decorrentes da má postura.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *