Câncer pode diagnosticado pelo smartphone

Câncer pode diagnosticado pelo smartphone

smartphoneMais uma descoberta é apresentada  por cientistas e promete contribuir com o diagnóstico de certos tipos câncer. Trata-se de um sistema de difração digital – D3 – ferramenta acessível  transformada por meio do smartphones.  O estudo foi publicado na segunda-feira (13), na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences – PNAS.

Um método baseado na difração, que permite o diagnóstico de células e moléculas, até o momento de difícil implantação, em smartphones, foram sugeridos pelos autores.

O sistema de difração digital – D3 – usa micropartículas para gerar padrões de difração únicos que podem ser aprendidos pelo smartphone e processados por um servidor remoto, oferecendo um diagnóstico que fica disponível em 45 minutos.

Na pesquisa, os pesquisadores aplicaram a plataforma D3 para examinar células pré-cancerosas e cancerosas e detectar o vírus do papiloma humano, o HPV.

De acordo com os autores, este método poderia ser aplicado com bons resultados em regiões onde o acesso médico é limitado.

Ainda segundo os pesquisadores, o teste, que atualmente custa US$ 1,80 por diagnóstico, demonstra a viabilidade de um enfoque de diagnóstico baseado em smartphones e em regiões com recursos limitados.

Fonte:  EFE

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *