Reeducação Postural Global

Reeducação Postural Global

A boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. Sem ela, a saúde pode ser seriamente comprometida. Uma pessoa com má postura apresenta ombros enrolados para frente, leve cifose, conhecida como corcunda, dando a aparência de seios caídos, retroversão pélvica e retificação da coluna lombar, ou seja, a impressão de que a pessoa não tem bumbum, além da flacidez abdominal, associada a uma escoliose, que leva a um desvio da coluna, apresentando uma diferença na altura dos ombros. Por isso, considera-se a RPG como um método de tratamento, totalmente, personalizado.

Segundo a fisioterapeuta Ana Gil, “o método é indicado ao público mais diverso, de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, quanto para combater as diversas dores relacionadas a diferentes patologias: dores lombares, ciáticas, dorsais e cervicais; lesões por esforço repetitivo (LER), decorrentes da profissão ou de atividades desportivas; desvios da coluna (escoliose, hiperlordose e hipercifose) etc. A RPG é também bastante aplicada, atualmente, na prevenção, preparação e recuperação de atletas e na recuperação pós-traumática. Dessa forma, percebe-se que o tratamento com RPG pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromioarticular, doenças agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há contra-indicação específica para sua aplicação”, explica.

O trabalho de fisioterapia manual realizado dentro da RPG ajuda a aliviar não somente a dor, como também beneficia a capacidade funcional das diferentes estruturas do corpo, o que leva a uma melhora da qualidade de vida dos pacientes. Ana ressalta, que “muitos são os relatos que desde a primeira sessão há grande melhora na mobilidade e no controle da dor” afirma. Com o trabalho continuado, as funções laborais (das quais muitos se afastam em virtude dos sintomas de uma patologia) são retomadas e os resultados são visíveis, não somente na região afetada, mas no corpo como um todo.

Roberto Pasqualetti, 38 anos, conta que iniciou o tratamento de RPG em 14/09/2016, uma vez por semana. Com diagnóstico de cervicalgia e lombalgia (dor cervical e lombar) e Hérnia de disco lombar e em poucos atendimentos, obteve melhora gradual. Em janeiro de 2017, já estava totalmente sem dor e mudou o tratamento para duas vezes por mês, para manutenção de trabalho postural e, ainda observa ganhos na postura. Iniciou o procedimento com 1,92m de altura e em junho de 2017, está com 1,95m. “A ajuda profissional da doutora Ana Gil, foi o diferencial para que as dores desaparecessem e tudo melhorasse”, comenta o paciente.

A RPG representa uma série de exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. Ana ainda explica, que “quando o paciente é submetido aos cuidados de um profissional qualificado, entre outras disfunções, ele pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com o reposicionamento articular. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, no caso das mulheres. O tratamento é indicado para todas as idades e sem contra-indicação”, finaliza a especialista.

 

Fonte: Dr.ª Ana Gil

Foto: Toda Comunicação

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.