Comida em pó é criada por universitários estrangeiros

Comida em pó é criada por universitários estrangeiros

comida-poUma novidade criada por estudantes estrangeiros pretende alia-se ao universo dos alimentos e acabar com a fome global. Trata-se da comida em pó, intitulada FoPo Food Powder e  idealizada pelo estudante Kent Ngo, da Suécia, que estuda engenharia mecânica, e os colegas Gerald Marin e Vita Jarolimkova, pesquisadores de inovação de alimentos e design de produtos.

Transformado na versão em pó, a partir de alimentos baratos ou que estejam próximos do vencimento, o novo produto ainda terá validade estendida por dois anos.

“Não estamos utilizando um novo produto ou uma nova tecnologia, mas a criando um valor que vai além da ineficiência do sistema alimentar – disse Marin ao site “Mashable”, acrescenta um dos pesquisadores ao destacar que a inovação desse negócio é utilizar frutas e legumes vencidos.

Por ora, há três sabores do pó: banana, framboesa e manga. Em breve, haverá abacaxi também. O produto retém de 30% a 80% do valor nutricional dos alimentos, e pode ser polvilhado sobre outros alimentos, como iogurte e sorvete, ou usado na produção de massas.

Os estudantes já receberam diversos prêmios pela iniciativa – inovação do produto –  incluindo incentivos financeiros. Com o apoio do governo filipino e da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas, a equipe está no meio de um projeto-piloto nas Filipinas, onde fazendas estão doando abacaxis excedentes e mangas para a produção de um lote do alimento em pó.

Meios de investimentos para encontrar o fabricante certo e obter orientação jurídica e testes de segurança, estão sendo levantados pelo grupo. A expectativa é fornecer o produto em mercearias, lojas on-line e através de grandes fabricantes de alimentos, assim que tiver visibilidade – para incorporá-lo em produtos como suco de frutas –  antes de vender para ONGs a preços menores.

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *