Consumo de refrigerantes leva 184 mil pessoas à morte por ano

Consumo de refrigerantes leva 184 mil pessoas à morte por ano

saude-refrigerante-dieta-69189Cerca de 184 mil mortes por ano são causadas pelo consumo de refrigerantes, é o que aponta uma análise internacional.  Para obter o resultado, os cientistas reuniram dados de dezenas de pesquisas de dieta e estudos prospectivos extensos envolvendo o efeito da ingestão de bebidas açucaradas sobre o índice de massa corporal – IMC, além do diabetes tipo 2. Pesquisas relacionadas com o efeito do IMC sobre doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, também integram as análises.

Dados sobre o consumo de bebidas açucaradas de 62 pesquisas nacionais sobre dieta, que incluíram aproximadamente 600 mil pessoas de 51 países examinadas entre 1980 e 2010, também serviu como parâmetro para estudo, que foi publicado na versão online no periódico Circulation.

Os pesquisadores ainda usaram a Global Burden of Diseases, Injuries and Risk Factors 2010 – uma análise internacional que é periodicamente atualizada – para confirmar quais doenças tinham causado as mortes.

De acordo com os cientistas, no global, as bebidas açucaradas causam 133 mil mortes por diabetes, 45 mil por doenças cardiovasculares e 6.450 por câncer.

Estudos mostram que as mortes associadas a bebidas açucaradas corresponderam a 1% das mortes por qualquer causa entre os japoneses com mais 65 anos.  Já entre os mexicanos, 30% dessas mortes com menos de 45 anos.  A pesquisa ainda aponta que nos Estados Unidos, as bebidas açucaradas causam aproximadamente 45 mil óbitos ao ano.

Fonte: R7

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *