O ranking, Research.com, avalia 236 professores da Universidade de São Paulo (USP) entre os melhores cientistas do mundo. A segunda edição do ranking, realizada em dezembro do ano passado, e divulgada em junho de 2023 avalia 26 áreas do conhecimento. O Brasil tem 980 cientistas classificados nessa lista.
A avaliação do pesquisador acontece a partir da quantidade de artigos publicados e de citações em trabalho por outros autores. Se um cientista, por exemplo, tem o trabalho ou artigo citado por diversos outros profissionais da mesma área, seu trabalho tem grande relevância dentro do campo de conhecimento.
De acordo com a pesquisa, a USP se destaca na área de Química, com 32 professores entre os mais citados do mundo. Depois vem as áreas de Biologia e Bioquímica, com 28 pesquisadores, e Ciência Animal e Veterinária, com 26 cientistas.
De acordo com a plataforma, o objetivo desse ranking é fornecer ferramentas para que toda a comunidade científica conheça os principais especialistas em cada área de estudo.
Conforme a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o ranking da área de Genética chamou a atenção pelo fato de, entre os 10 brasileiros que figuram entre os mais citados do mundo, sete serem vinculados à Universidade de São Paulo (USP):
- Jeremy Squire (1º no Brasil e 561º mundial);
- Mayana Zatz (2ª e 1.352ª posições);
- Gustavo Goldman (3ª e 1602ª posições);
- Maria Rita Passos-Bueno (5ª e 2.089ª posições);
- Sergio Verjovski-Almeida (8ª e 2.437ª posições);
- João C. Setubal (9ª e 3.089ª posições);
- Carla Rosenberg (10ª e 3.347ª posições)